UA-74402177-1
top offline web creator

Economia

01-2016  

Informar sobre as atividades da educação, da saúde e da justiça parecer-nos-ia uma tarefa incompleta sem que nos debruçássemos também sobre as questões da economia, evidente fonte de toda a viabilização material e prática das anteriores.

Nos últimos anos, instalou-se um paradigma mediático em que a economia e as finanças tomaram o protagonismo. Por conseguinte, todo um léxico que estava restrito a pequenos círculos passou a fazer parte do discurso corrente do cidadão comum. O interesse tem crescido nitidamente, pese embora a nossa ainda fraca posição nos índices internacionais de literacia nestas matérias - segundo um recente estudo da Standard & Poor, Portugal registou a segunda pior posição entre os países da UE no que respeita à literacia financeira da população. Significa isto que continuará a ser urgente informar e tornar este mundo mais percetível aos olhos de cada um. Para isso, falaremos com profissionais com know-how relevante nos ramos da auditoria, consultoria, apoio à gestão, contabilidade, entre outros, procurando a clarificação de conceitos e a melhor leitura das diversas tendências micro e macroeconómicas.

Paralelamente, não deixaremos também de querer ficar a perceber de que modo é que estes mesmos profissionais estão a adaptar os seus métodos e procedimentos e que análises fazem dos seus próprios setores e mercados.

Perspetivas - Dezembro 2016

Orçamento de Estado 2017: repercussões na dinâmica empresarial

A RCA, cuja origem remonta a 1980, é uma rma de auditoria, assessoria e consultoria com escritórios em Lisboa, Porto, Luanda e Cidade da Praia.

Visite Website:
http://www.rca.ac/site/PT/index.php

Perspetivas - Setembro 2016

XII Congresso dos Revisores O ciais de Contas nos dias 15 e 16 de setembro

Apresentando-se desta vez com o lema “Auditoria na Supervisão”, o evento promovido pela Ordem dos Revisores O ciais de Contas (OROC) terá lugar no Fórum Lisboa. O Bastonário, José Azevedo Rodrigues, realça a “elevada craveira pessoal e pro ssional” dos oradores presentes.


Visite Website:

www.oroc.pt

Perspetivas - Junho 2016

Em defesa dos serviços públicos e dos seus trabalhadores

Estivemos à conversa com Maria Helena Rodrigues, Presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos (STE), que nos ofereceu a sua análise acerca de matérias que condicionam não apenas os profissionais que representa mas também a população portuguesa entendida no seu todo.


Visite Website:

www.ste.pt

Perspetivas - Maio 2016

Um novo player na auditoria, nascido num contexto de mudança

Desde agosto de 2015 que a YourAudit vem reforçar o leque de atividades do Grupo Your, nomeadamente pela inclusão da auditoria e revisão legal de contas. Criada por pro ssionais com experiência relevante numa das Big Four do setor, procura responder aos requisitos de um mercado em clara mutação, através de uma loso a inovadora que Hugo Salgueiro (um dos sócios) nos ajudou a conhecer.  

Visite Website:
www.grupoyour.pt

Recuperação lenta mas gradual

Com empresas da sua rede internacional em mais de 90 países a UHY Portugal especializa-se em serviços de Auditoria e Consultadoria Financeira. Têm por isso um conhecimento muito particular da economia nacional que o “Perspetivas” pretende destacar

Visite Website:
http://www.uhy.com/#location//Portugal/

Perspetivas - Abril 2016

Agentes de confiança num clima de instabilidade

Manuel Pires de Matos e Luís Pinheiro Torres, audit partners da Baker Tilly Portugal, falam da sua integração nesta multinacional de auditoria e consultoria, denunciando o clima de instabilidade económico-fiscal que se vive no país.

Visite Website:
www.bakertilly.com.pt

Confiança, Rigor e Compromisso

“Rede DFK alarga, em Portugal, as suas competências na área da auditoria e da consultoria, através da DFK & Associados, SROC em Lisboa e Faro e a C & R Ribas Pacheco, SROC no Porto.”

Visite Website:
www.dfk.pt

Dar prioridade à estabilidade

José Luís Nunes e Nuno Tavares são dois dos sócios da IPMG (Isabel Paiva, Miguel Galvão & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda.). Os dois conversaram connosco acerca da atividade da sociedade, abordando igualmente a realidade em que a classe está inserida.

Visite Website:
www.ipsroc.pt

A análise de João Cipriano

O ROC, sócio da João Cipriano e Associados, SROC, Lda., partilha connosco a sua perceção quanto ao cenário legislativo que enquadra a atividade das empresas portuguesas.

Visite Website:
www.acauditores.pt

Perspetivas - Fevereiro 2016

Economia

Presente e futuro dos Revisores Oficiais de Contas

José Azevedo Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC), conversou connosco sobre os temas mais prementes da atualidade da Ordem, abordando também aqueles que considera serem os grandes fatores que estão a condicionar o exercício e a atrativida deda profissão.

Visite Website:
www.oroc.pt

Implicações do novo Estatuto da OROC

João Cipriano, da João Cipriano & Associados, partilha connosco a leitura que faz das novas normas que, desde o início do ano, enquadram o exercício da profissão.

Visite Website:
www.acauditores.pt/

Resolver o problema da ineficiência

Paulo André, managing partner, e Tiago Almeida Veloso, tax partner da Baker Tilly Portugal (auditora e consultora), conversaram connosco a respeito desta matéria, descrevendo-nos as diferentes dimensões do problema e esboçando eventuais caminhos.

Visite Website:
www.bakertilly.com.pt/

Novos desafios no mercado dos ROC’s

José Luís Nunes e Nuno Tavares são dois dos sócios da IPMG (Isabel Paiva, Miguel Galvão & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda.). Os dois conversaram connosco acerca da atividade da sociedade, abordando igualmente a realidade em que a classe está inserida.

Visite Website:
www.ipsroc.pt/

MORADA
Rua Augusto Lessa,
nº 251 - 1º esc. 13
4200-100 Porto

CONTACTOS
redacao@perspetivas.pt
225 023 907

COMERCIAIS
Nuno Sintrão (Centro e Sul)
nunosintrao@perspetivas.pt
+351 918 965 334 

José Ferreira (Norte e Centro)
joseferreira@perspetivas.pt
+351 916 638 228