Perspetivas – Abril 2019

Congresso promoveu saberes
e práticas nos cuidados intensivos

No âmbito do VI Congresso Internacional de Cuidados Intensivos, decorrido a 1 e 2 de abril em Matosinhos, o Perspetivas conversou com o diretor (Fernando Rua) e o enfermeiro chefe (José António Pinho) do Serviço de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Universitário do Porto sobre a importância de que se reveste um evento desta natureza para diferentes agentes do setor da Saúde.

XXI Congresso da APNEP  “valoriza a Nutrição"

A APNEP – Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica organizou, nos dias 1 e 2 de abril, o seu XXI Congresso Anual. A iniciativa mereceu a presença de mais de 2.800 inscritos, que puderam acompanhar – ao longo de oito salas a funcionar em simultâneo – momentos interdisciplinares de formação, partilha de experiências ou debate em torno das grandes temáticas da Nutrição.

Visite website: 
https://www.apnep.pt/

Antigas doenças, novos tratamentos

Realizou-se em Coimbra, nos dias 14, 15 e 16 de março, o 15º Simpósio internacional da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas intitulado: Antigas doenças, novos tratamentos.

Visite website: 
http://www.spdm.org.pt/

Patologia Clínica, especialidade central que suporta o ato médico

Em retrospetiva, a presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica, Prof. Dra. Maria José Rego de Sousa, aborda o IX Congresso Nacional de Patologia Clínica.

Visite website: 
https://www.sppc2019.pt/

A Oncologia no centro do debate nos Encontros da Primavera 2019

De 10 a 13 de abril Évora acolhe os Encontros da Primavera 2019. Pedro Chinita e Helder Mansinho apresentam este Congresso que encontra na abordagem multidisciplinar o coração da sua razão de ser, prezando sempre por revelar as mais recentes atualizações terapêuticas.

A importância da Patologia Molecular no combate ao cancro

A Investigação e o desenvolvimento foram sempre uma prioridade no Grupo Germano de Sousa o que lhe permitiu estar agora na vanguarda da Medicina de Precisão. Fundado há mais de quatro décadas e vivendo a profissão com orgulho e reforçado sentido de missão, a filosofia do mentor, o Professor Germano de Sousa, é seguida por toda a equipa num percurso que se demarca pela ética, pela qualidade dos procedimentos e pela inovação.

Colonoscopia: o método mais eficaz  no combate ao cancro do colon e reto

A importância da colonoscopia enquanto principal exame de prevenção e deteção precoce do cancro do colon e reto é amplamente defendida pelo Professor Doutor José Cotter, médico gastrenterologista e Professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

A Cirurgia Estética sob o ponto de vista do especialista

Atraído pela área cirúrgica, o Dr. António Conde optou por abraçar a especialidade de Cirurgia Plástica pelo desafio que uma área ainda embrionária no contexto nacional lhe apresentava, fugindo assim ao classicismo da cirurgia geral. Os primeiros meses de contacto com a especialidade validaram esta escolha que hoje manuseia com verdadeira paixão.

Inovação na cura da Hiperidrose

A Hiperidrose afeta mais de 300 mil portugueses. Entendida pelo senso comum como uma condicionante meramente estética da vida do indivíduo, a ciência reforça a Hiperidrose como uma condição médica e apresenta soluções definitivas na cura desta patologia.