Perspetivas – Dezembro 2017

Desde 1926 a trilhar o caminho da Ortopedia portuguesa

Espregueira-Mendes é sinónimo de prestação de cuidados de saúde de excelência. Uma reputação que foi alcançada pela força de três gerações de ortopedistas. Em décadas diferentes, foi a partir da cidade do Porto que se assumiram como impulsionadores e embaixadores da escola de Ortopedia e Traumatologia portuguesa.

A diabetes e os seus olhos

Dos cinco sentidos, fulcrais ao humano no exercício das suas tarefas diárias, na sociedade contemporânea a visão recebe cerca de 80% da informação que processamos. Apesar da sua aparente fragilidade e debilidade os nossos olhos são orgãos altamente resistentes, sendo compatível ter uma vida longa e ver bem (sem doenças associadas). Aliás, como nos conta o Prof. Doutor Rufino Silva, “se vivermos 100 anos, sem doença, as células da retina mantêm o seu bom funcionamento, sendo que só cerca de 30% destas morrem, nomeadamente células do epitélio pigmentar e fotorrecetores”.

Visite website: 
www.oftalmologia.co.pt

Pensar a Cardiologia no Alentejo

Em entrevista ao Perspetivas, o diretor do Serviço de Cardiologia do HESE, José Aguiar, faz um balanço das X Jornadas de Cardiologia de Évora, à medida que traça um diagnóstico da realidade vivida nesta região do país.

A sensibilidade e a técnica atribuem-lhe o sorriso perfeito

Nesta edição do Perspetivas, apresentamos-lhe um espaço de saúde e reabilitação oral que tem alcançado reputado prestígio junto dos pacientes e entre os seus pares. Localizada em pleno coração da cidade do Porto, esta renovada clínica acolhe profissionais altamente qualificados que operam segundo as mais avançadas técnicas.

Visite website:
www.cerejeiraeleao.pt

50 anos de trabalho em prol dos doentes renais

Foi nas instalações da Unihemo, no Hospital S. Francisco do Porto, que encetamos um diálogo esclarecedor sobre a história da hemodiálise em Portugal. A nossa entrevistada, a Dra. Eva Xavier relatou-nos factos que merecem ficar gravados na história da evolução dos cuidados de saúde em Portugal.

Qualidade e inovação no tratamento oral

Com sede em Espinho, a Clínica Pacheco notabiliza-se pelo bom serviço, a tecnologia de ponta e a larga experiência que marcam a diferença na arte de cuidar da sua saúde oral.

Visite website: 
www.clinicaspacheco.com

A excelência da fisioterapia e da ortopedia em Lisboa

A Fisiogaspar é considerada, por muitos, um espaço de referência na área da saúde e bem-estar em Portugal e no estrangeiro desde 1998. Dr. António Martins, coordenador de Ortotraumatologia do Benfica e Diretor Clínico do Hospital Sant’Ana, fala-nos um pouco sobre este espaço no qual desempenha um papel de destaque enquanto ortopedista residente e coordenador do projeto React.

Visite website:
www.fisiogaspar.pt

Um novo mandato – apresentação de uma nova equipa e um projeto

Em 2 de outubro foram eleitos os novos corpos sociais da SPA,  equipa renovada  para  mais um período de três anos com um programa de continuidade de projetos e ações iniciados no mandato anterior e novos desafios.

Conferência Internacional
da ONCA realiza-se em
Sintra em 2018

Em 2010 a Aliança Europeia de Nutrição para a Saúde (ENHA) iniciou conversações com membros do parlamento europeu e outras organizações internacionais para se criar um movimento político em que a malnutrição, associada à doença fizesse parte e se tornasse uma prioridade da agenda europeia.

Visite website: 
www.apnep.pt

Fórum Tecnologias da Saúde:
25 anos de atividade

Organização supra associativa que integra, atualmente, 15 associações profissionais, o Fórum Tecnologias da Saúde (FTS) tem como objetivo acicatar a reflexão sobre questões relacionadas com as profissões no contexto dos sistemas de saúde. Mais recentemente tem-se constituído como motor para a criação de uma Ordem Profissional, tendo apresentado o projeto na Assembleia da República no passado mês de outubro.

Promover uma cultura de segurança e proteção radiológica

A ATARP - Associação Portuguesa de Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, com estatutos criados em 1969, tem atualizado e acompanhado o historial destas três profissões. O primeiro ato da Associação ocorreu em 1968, sendo que no próximo mês de janeiro se iniciam as comemorações do seu 50º aniversário.

Radioterapeuta: uma profissão
a valorizar

O Presidente da Direção da ART, Filipe Cidade de Moura, fala sobre os desafios que os profissionais da área enfrentam em Portugal, antes de revelar as principais conclusões alcançadas na mais recente edição do Congresso Nacional ART.