Perspetivas – Dezembro 2018

Transferência de conhecimento ao serviço da Inovação

Goreti Marreiros, diretora interina do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), reflete sobre o papel que este organismo científico assume na materialização diária da inovação. Dignos de referência, neste contexto, são projetos como o TheRoute.

Visite website: 
www.gecad.isep.ipp.pt

Excelência, saber e inovação ao serviço da Saúde

Assumindo-se como um organismo de “excelência” no panorama científico mundial, o BioMark tem materializado novas tipologias de biossensores para a deteção de doenças como o cancro, num valioso esforço para atender a um dos mais prementes desafios societais.

Visite website: 
www.biomark.isep.ipp.pt

As Artes entre a Ciência e a Tecnologia

Engenheira, artista e doutorada em comunicação, a Professora Cristina Sá, coordenadora do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica do Porto (UCP) personifica a amálgama de saberes que prolifera nos corredores desta Escola. Atenta às diferentes dinâmicas que acolhe, o próprio espaço da UCP assistiu a uma mudança de paradigma, abrindo-se à comunidade, através da realização de uma série de eventos que atraem novos públicos à Escola e permitindo aos seus membros ser embaixadores da Escola fora de portas.

Refletir sobre uma sociedade em constante mudança

O Diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), João de Almeida Santos, apresenta o “Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade” (CIPES), de que é o Investigador Responsável. No decorrer da conversa, reflete-se sobre o contributo que a Ciência pode dar na preparação de um futuro melhor no quadro de uma democracia de maior qualidade.

Visite website: 
cipes.ulusofona.pt

Os Estudos Literários abrindo-se ao mundo

No CEAUL, o texto literário de língua inglesa dialoga com várias disciplinas e artes com o intuito de demonstrar a diferentes públicos que a Literatura, mesmo a escrita no passado, pode revelar muito da vida presente.

CERIS (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability)

O CERIS é uma unidade de investigação registada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da área científica de Engenharia Civil. A sua instituição de acolhimento é o Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, não obstante albergar investigadores de outras instituições do Ensino Superior nacional.

Visite website: 
http://ceris.pt/

Construção de um futuro sustentável

Cristina Máguas, atual coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), reflete sobre a importância de se desenvolver Ciência comprometida com os grandes desafios do presente e do futuro.

25 anos a promover a qualidade e saúde animal

Luís Costa, coordenador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) apresenta-nos as grandes linhas temáticas e os desafios que este organismo científico, agora com 25 anos de trabalho, tem vindo a enfrentar.

Uma visão multidisciplinar sobre a Ecologia

Apresentando-se como uma instituição acolhedora e dotada de “uma identidade muito própria”, o Centro de Ecologia Aplicada ‘Professor Baeta Neves’ (CEABN) tem contribuído para reforçar o papel da Ecologia enquanto área científica, em Portugal e no mundo.

CEFAGE parceiro da promoção e desenvolvimento territoriais

Criado em 2006 por docentes dos Departamentos de Gestão e Economia da Universidade de Évora, o Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) é hoje reconhecido como uma das principais unidades de investigação da sua área científica em Portugal.

Visite website: 
www.cefage.uevora.pt/pt

Investigação centrada na melhoria dos níveis de saúde dos cidadãos

O CEISUC - Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra é um centro pluridisciplinar que se foca na melhoria dos níveis de saúde prestados aos cidadãos. O trabalho desenvolvido é imune a motivações que não sejam as estritamente académicas e científicas, com vista ao apoio à melhor governança em saúde. O coordenador, Pedro Lopes Ferreira, introduz-nos nesta temática.

Estudar a diversidade genética atual para melhor entender eventos do passado

O Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra acolhe o CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde. Nesta edição do Perspetivas, estivemos em diálogo com o Professor Licínio Manco, coordenador do grupo Genes, Populações e Doenças.

Visite website: 
http://cias.uc.pt

Ensino e investigação caracterizam ação do ISEC

Na preparação de novas estratégias e projetos de difusão da investigação produzida dentro de portas, o ISEC assume-se como instituição de ensino de referência, onde a ligação entre a Escola, a investigação e o tecido empresarial são uma realidade.