Perspetivas – Dezembro 2018

V Jornadas Saúde Atlântica centram no Porto o debate sobre Saúde Pública e Medicina Desportiva

De 30 de novembro a 1 de dezembro decorreram, na cidade do Porto, as V Jornadas Saúde Atlântica promovidas pela Saúde Atlântica - Clínica do Dragão. A abrangência das temáticas debatidas cativou a atenção de profissionais de saúde de várias áreas e pontos do país.

Visite website: 
www.saudeatlantica.pt

Sucesso assente na  “terapia do bom atendimento”

O Trofa Saúde Hospital, a maior rede privada de hospitais no norte do país, aposta na construção de unidades de saúde multidisciplinares, estrategicamente localizadas e com uma dimensão que torna maleável a sua (re)organização interna. Este plano, arrojado, permite-lhe ser o grupo de saúde privada no norte do país com maior movimentação de doentes, consultas e cirurgias. Um projeto que não tem como primazia o lucro ‘per si’, mas sim o reinvestimento contínuo na melhoria dos cuidados prestados à comunidade.

Visite website: 
www.trofasaude.pt

Termografia aliada da Medicina Desportiva

Apostando na personalização e diferenciação dos cuidados prestados, o Centro Clínico Diogo Cardoso investe em tecnologias inovadoras que visam sustentar uma análise mais precisa e focalizada.

Visite website: 
www.ccdiogocardoso.pt

Otimizar a gestão do sangue em contexto cirúrgico

Melhorar a gestão do sangue dos doentes submetidos a uma cirurgia cardíaca: assim se define o objetivo do Patient Blood Management (PBM), um programa internacionalmente reconhecido pelas mais-valias proporcionadas não apenas no outcome do paciente, mas também na sustentabilidade das unidades hospitalares. Sempre na vanguarda, há muito que o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) reconhece a importância de implementar as melhores práticas cirúrgicas, principalmente numa especialidade em que as perdas de sangue se revelam significativas.

Visite website: 
www.chvng.pt

Promover a simulação aplicada às Ciências da Saúde

O Colégio dos Jesuítas do Funchal recebeu, no passado dia 1 de dezembro, a edição de 2018 do Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim). O presidente do organismo, Miguel Castelo-Branco Sousa, partilha o balanço do evento.

Visite website: 
www.spsim.pt

The Optimal Nutritional Care for All International Conference – Sintra 2018

Eighteen Countries: Belgium, Croatia, Czech Republic, Denmark, France, Germany, Israel, Italy, the Netherlands, Portugal, Republic of Ireland, Slovenia, Spain, Sweden, Austria, Poland Turkey and the UK.

Visite website: 
www.apnep.pt

11ª Semana APFH – XI Congresso Nacional dos Farmacêuticos Hospitalares

Decorreu de 21 a 24 de novembro o XI Congresso da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) sob o tema “Farmacêuticos focados no doente e na profissão”.

Visite website: 
www.apfh.pt

Debate clínico sobre a Endocrinologia e a Diabetes

Coimbra voltou a acolher as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes. De 8 a 10 de novembro cerca de 600 profissionais de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna e de Endocrinologia reuniram-se para debater a Endocrinologia e a Diabetes.

INVISALIGN® o expoente da Ortodontia "transparente"

É cada vez maior o número de adultos que decide colocar um aparelho ortodôntico. Estes pacientes procuram uma alternativa aos sistemas fixos convencionais, optando frequentemente pela Ortodontia “Transparente”. Neste campo o INVISALIGN® revela-se inovador e tem conquistado um crescente número de pessoas por não ser visível a distâncias sociais.

Visite website: 
www.idaa.pt

IRON conquista o estatuto de clínica Slow Dentistry

Recentemente galardoado com o certificado Slow Dentistry, o Instituto de Reabilitação Orofacial do Norte (IRON) continua a cimentar o seu percurso diferenciador, constituindo-se como um exemplo nacional (e, inclusivamente, mundial) na arte de praticar a Medicina Dentária sob os mais rigorosos padrões de qualidade, transparência e higiene.

Visite website: 
www.instituto-iron.pt

“Todas as semanas gero muitos sorrisos”

O amor pela vida reflete-se no quotidiano de Maria Manuel Sampaio. Foi no seu consultório, entre lembranças de sorrisos plenos de felicidade, que falamos de ginecologia e da profissão que veste como missão: cuidar das mulheres em todas as etapas das suas vidas.

CLaCS: Um método único na Península Ibérica para o tratamento de varizes

As varizes, desde as manifestações mais avançadas de doença até às formas de apresentação exclusivamente estéticas, como os “derrames” ou “vasinhos”, preocupam uma parte importante da população. Nesse sentido, as soluções terapêuticas para esta patologia constituem um campo em permanente evolução. Foi neste contexto que o suplemento Perspetivas discutiu com a Dra. Joana de Carvalho e com o Prof. Sérgio Sampaio (especialistas em Cirurgia Vascular) as soluções atuais para a doença venosa.

Visite website: 
www.cirurgia-vascular.pt

“Não tratamos problemas, tratamos pessoas”

A Clínica da Fala é um espaço de saúde privada que se dedica à reabilitação neuromotora e neuropsicológica de crianças, adultos e séniores. A aposta em terapias e tratamentos inovadores tem feito com que a Clínica seja reconhecida como espaço de inovação e formação em áreas como as Perturbações do Espetro do Autismo.

Visite website: 
www.clinicadafala.com

Aposte na prevenção: A retinopatia diabética não é sinónimo de cegueira

Existem 1 milhão e 300 mil diabéticos em Portugal. Destes, 300 mil sofrem de retinopatia diabética e cerca de 30 mil revelam perda de visão. Estes são números assustadores, mas em 90% dos casos a cegueira pode ser evitada com um diagnóstico precoce e um tratamento atempado e adequado. “É fundamental que as medidas de controlo sejam tomadas e os doentes percebam que muita da responsabilidade do sucesso da terapêutica depende deles” – esta é a mensagem deixada pelo Professor Doutor Rufino Silva.

Visite website: 
www.oftalmologia.co.pt