Perspetivas – Fevereiro 2019

Colégio Novo da Maia: uma escola em permanente construção

O Colégio Novo da Maia tem reforçado um percurso de grande dinamismo, investimento e inovação da prática pedagógica. Nesta edição do Perspetivas, procurámos conhecer junto de Marina Pinto e David Pinto a singularidade deste projeto.

Visite website: 
www.colegionovodamaia.pt 

Plantar as sementes que trarão as flores do Amanhã

Empenhado em formar cidadãos conscientes, solidários e capacitados para proporcionar um feliz contributo para a sociedade do futuro, o Colégio Campo de Flores aposta nas virtudes de uma educação holística, assente na inovação pedagógica.

Formar os cidadãos felizes, honestos e tolerantes do futuro

Seguindo os preceitos de uma “pedagogia baseada no Amor, na felicidade e na esperança”, o Externato Mãe de Deus educa e prepara as crianças de hoje para os desafios do futuro, estimulando – desde tenra idade – valores como a autonomia, a solidariedade, a relação interpessoal e o espírito crítico.

Compreender o Passado para servir a sociedade do Presente

Enquanto unidade de investigação concentrada nos principais desafios do nosso tempo, o Centro de História da Universidade de Lisboa tem vindo a protagonizar uma série de iniciativas e projetos científicos. Hermenegildo Fernandes, diretor desta Unidade de Investigação, enumera alguns dos mais relevantes.

Unir em nome da Química

Em entrevista ao suplemento Perspetivas, Armando J. L. Pombeiro apresenta o Colégio de Química da Universidade de Lisboa, refletindo sobre os grandes desafios que se colocam não apenas a este organismo, mas também a uma das ciências mais relevantes para o progresso da nossa sociedade.

CONSTRUCT - Investigação de excelência em Construção e Infraestruturas

O Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que tem como objetivo genérico o desenvolvimento de investigação sobre Segurança, Condições de Serviço, Durabilidade, Economia, Conforto e Sustentabilidade na Construção em Engenharia Civil. O Prof. Álvaro Cunha, coordenador do CONSTRUCT, revela-nos a atividade de investigação desta Unidade.

Visite website: 
www.fe.up.pt/construct

CIDMA comemora 10 anos

O Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) é uma unidade de investigação e desenvolvimento (UI&D) abrangida pelo programa de financiamento plurianual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e constitui uma unidade básica de investigação da Universidade de Aveiro (UA), estando sediado nas instalações do seu Departamento de Matemática. O Prof. Delfim Torres, coordenador do CIDMA, apresenta em conversa com o Perspetivas a atualidade do centro. 

Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão

O Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão (CCECV) é uma unidade da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) que tem como principal objetivo promover e fomentar linhas orientadoras para o desenvolvimento da investigação na área das Ciências da Visão, no âmbito do ensino pré e pós-graduado, através da aplicação de metodologias e práticas clínicas que promovam os cuidados primários em saúde visual junto da comunidade.

Visite website: 
www.ubi.pt

Ciências da Saúde da UBI lidera projetos de interesse público

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, ao nível da formação e da investigação, revela-se um espaço dinâmico e de grande interação com o meio envolvente, impulsionando um conjunto de iniciativas que elevam os cuidados de saúde na Região Centro.

Visite website: 
www.ubi.pt

Centro de Investigação em Ciências da Saúde

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) surgiu, no início dos anos 2000, na génese da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). Revelando um crescimento qualitativo considerável este é um centro de investigação reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a classificação de Muito Bom. Após a recente conclusão do processo de avaliação pela FCT, a Prof.ª Ana Paula Duarte, coordenadora do CICS-UBI, não esconde a expectativa de, face à melhoria de todos os indicadores, ver aumentada a classificação atribuída.

Visite website: 
www.ubi.pt

Investigação reforça posição da FCSH-UBI em rankings internacionais

Entendendo a investigação como um elemento fundamental da ação da Faculdade no seio da sociedade, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) compromete-se ativamente na valorização e incremento dos trabalhos realizados.

Visite website: 
www.ubi.pt

Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais

O Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), unidade de investigação do Departamento de Gestão e Economia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI), tem como missão catalisar e produzir pesquisas pioneiras em ciências empresariais, económicas e financeiras, integrando conhecimentos e métodos específicos destas disciplinas. Atualmente, o NECE agrega 57 membros, dos quais 43 investigadores integrados e 14 colaboradores, sendo coordenado pelo Prof. João Ferreira.

Visite website: 
www.ubi.pt

Investigação em Ciências do Desporto no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade da Beira Interior

O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) é uma unidade de investigação e desenvolvimento que resulta de um consórcio entre oito instituições de ensino superior de Portugal, distribuídas geograficamente por todo o país, incluindo regiões autónomas.

Visite website: 
www.ubi.pt

Investigação em Sociologia no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia da Universidade da Beira Interior (CIES-UBI)

O CIES-UBI constitui-se como um polo/delegação do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) com oito investigadores doutorados que desenvolvem investigação em diferentes domínios da sociologia, sendo atualmente coordenado por Nuno Miguel Augusto. Resulta de uma colaboração entre o anterior centro de investigação da UBI (UBI-CES) e o CIES-IUL nos domínios da investigação e da transmissão de conhecimento.

Visite website: 
www.ubi.pt

Investigação que produz valor acrescentado

A FibEnTech é uma unidade de investigação com sede na Universidade da Beira Interior. Oficialmente criada no início dos anos 90, a unidade foi fortemente impulsionado pela atividade de investigação que vinha sendo desenvolvida pelo seu atual coordenador, o Prof. Manuel dos Santos Silva.

Visite website: 
www.ubi.pt

Centro português destaca-se na investigação aeroespacial

Por via da qualidade do trabalho desenvolvido pelos membros do Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), uma rede de reputados parceiros nacionais e internacionais encontra neste Laboratório Associado Nacional os padrões de exigência necessários para produzir investigação científica ao mais alto nível na área da Engenharia Mecânica e Aeroespacial.

Visite website: 
www.ubi.pt

Trabalhar a Matemática entre a "razão" e a "emoção"

De Évora para o cenário internacional, o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações assenta numa lógica de multidisciplinaridade que compreende a importância de conciliar-se o saber fundamental com a investigação voltada para as necessidades do “mundo real”.

Visite website: 
www.cima.uevora.pt

CIDEHUS: História & Património em aposta digital

O Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) – www.cidehus.uevora.pt – é uma unidade de investigação classificada com “Excelente” e sediada na Universidade de Évora. Maioritariamente composta por historiadores, a sua equipa é multidisciplinar, congregando também especialistas em Arqueologia, Arquitetura, Linguística, Literatura, Sociologia, Demografia, Turismo, Ciências Documentais e Informática.

Visite website: 
www.cidehus.uevora.pt

Educação e Psicologia ao serviço da sociedade

A coordenadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Marília Cid, apresenta-nos os diversos âmbitos de uma unidade científica que tem procurado estudar e aprimorar o nosso sistema educativo, concentrando-se na resposta a problemas como o insucesso e abandono escolar.

Visite website: 
www.ciep.uevora.pt

Compreender o Presente e o Passado para pensar o Futuro através da Arte

Paulo Simões Rodrigues, coordenador do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, apresenta-nos uma unidade de investigação empenhada em refletir sobre o Património enquanto processo cultural.

Visite website: 
www.chaia.uevora.pt