Perspetivas – Abril 2019

Grupo Ribadouro:  outra escola é possível

Perspetivar a escola do futuro demanda olhar atentamente para o passado e refletir em torno do agora, sobretudo em tempos de incerteza e de volatilidade de pensamento e ação, que acompanham o presente século XXI.

10 anos a educar com valor

Atenta à necessidade de preparar as crianças de hoje para os grandes desafios do Amanhã, a fundadora e diretora geral do Colégio CCG, Elisa Almeida, apresenta-nos o ambicioso projeto educativo de uma instituição ímpar.

FMH-ULisboa gera carreiras de sucesso

A formação e a investigação na FMH–ULISBOA tem gerado percursos profissionais de excelência com reconhecido impacto social.

Visite website: 
http://www.fmh.utl.pt/pt/

Responder aos desafios das Ciências Farmacêuticas, em Portugal e no mundo

Enquanto diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Francisco Veiga apresenta os traços identitários de uma instituição que se constitui como uma incontornável referência na sua área, não apenas em Portugal, mas também além-fronteiras. Para além da oferta formativa, faz-se alusão a domínios como a investigação científica e os desafios que se antecipam no futuro.

Visite website: 
https://www.uc.pt/ffuc

Estudar as Ciências Médicas num ambiente interdisciplinar

Manuel Santos, diretor do Departamento de Ciências Médicas (DCM) da Universidade de Aveiro, apresenta o cariz diferenciador de uma oferta formativa que prepara os estudantes para os grandes desafios da nossa sociedade. Paralelamente, reflete-se sobre o decisivo contributo que se reserva à investigação científica num futuro cada vez mais próximo.

Visite website: 
http://www.ua.pt/dcm/

Formar os grandes empresários do futuro

O presidente da Coimbra Business School | ISCAC, Pedro Nunes da Costa, sublinha os traços identitários de uma Escola comprometida não apenas com o sucesso dos seus estudantes, mas também com o enriquecimento da cultural empresarial do tecido português.

Visite website: 
https://bs.iscac.pt/

A excelência da formação em Física

Dispondo dos mais avançados equipamentos científicos e computacionais, o Departamento de Física (DF) da Universidade de Coimbra caracteriza-se pela qualidade da sua oferta formativa e pela intensa internacionalização.

Visite website: 
http://www.fis.uc.pt/

Investigação de excelência no âmbito da Física

Desenvolvendo investigação em domínios bastante diversos, o LIBPhys-UC e CFisUC correspondem a duas unidades integradas no Departamento de Física da Universidade de Coimbra que se demarcam pela internacionalização de um trabalho científico que não esquece a ligação à sociedade.

Visite website: 
http://www.fis.uc.pt/

Física de Partículas: investigação fundamental apoiada em tecnologia de ponta

O LIP-Coimbra participa em algumas das mais avançadas experiências mundiais de Física de Partículas, sendo exemplo de uma estrutura científica com vocação internacional que também promove a inovação e a transferência de conhecimento.

Visite website: 
http://www.fis.uc.pt/

TheRoute chega ao Brasil através do projeto LAPASSION

O TheRoute (Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants’ Profile Adaptation and Context Awareness - referência SAICT/023447) é um projeto de I&D financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo Programa Operacional da Região Norte de Portugal (PO-Norte) e pelo Programa FEDER.

Estudar o Passado, aproximando-o do Presente

A operar a partir da Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) é uma unidade de natureza transversal que tem vindo a materializar toda uma série de projetos científicos, tendo em vista compreender em que medida o corpus de certos períodos da nossa História nos ajuda a (re)contextualizar o Presente.

Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa impõe grande tradição e competência no ensino e na produção de investigação científica nas Ciências Matemáticas. Com várias unidades de investigação criadas nas últimas décadas do século passado tornou-se crucial a adaptação aos novos desafios globais, potenciada com a agregação de maior massa crítica. É neste contexto que se enquadra o CMAFcIO.

CIISA integra projetos orientados para a sociedade e resolução de problemas globais

A atividade do CIISA em Investigação e Desenvolvimento, Inovação e Demonstração está alicerçada num vasto PORTEFÓLIO de projetos multi e interdisciplinares.