Perspetivas – Março 2019

25 anos de um projeto educativo sem fronteiras

Enquanto sinónimo de excelência académica e de inovação pedagógica, há um quarto de século que o Colégio St. Peter’s International School tem contribuído, ano após ano, para a formação e sucesso dos cidadãos do futuro.

Colégio de São Miguel volta a conquistar Ranking de Sucesso das Escolas

Marca distintiva do ensino de excelência ministrado na cidade de Fátima, a matriz genesíaca do Colégio de São Miguel, instituição fundada na década de 60 do século passado, é concordante com os valores diocesanos, que se espelham numa Escola inclusiva e em profícua comunhão com a comunidade envolvente.

.

Visite website: 
 www.csmiguel.pt

Ensino flexível e integrador

Em Vila Real o trabalho realizado pelo Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, na atualização das metodologias de ensino e no reforço das atividades práticas, tem permitido incutir nos estudantes o gosto pela aprendizagem e a consciência da sua importância na criação de uma sociedade melhor.

Visite website: 
www.aemm.pt

A Química Alimentar ao serviço do bem-estar e da inovação

Fernando Nunes, investigador integrado do Centro de Química de Vila Real (sediado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), reflete sobre a importância desta ciência para a indústria alimentar e para os cidadãos, enumerando alguns projetos que se constituem como exemplo de uma valiosa transmissão de conhecimentos.

Construct – Aplicabilidade da investigação

Nesta edição do Perspetivas, aprofundamos, junto do Prof. Álvaro Cunha, o trabalho de ligação à comunidade desenvolvido pelo Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Visite website: 
www.fe.up.pt

Mirandela destaca-se no ensino com forte vertente prática

Entendendo a “interioridade” como uma mais-valia na aproximação às congéneres europeias, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Bragança, destaca-se pelo dinamismo e pela inovação aplicadas ao ensino e à investigação, com grande foco na região.

Visite website: 
http://www.esact.ipb.pt/

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Pedro Romano Martinez, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, aborda os temas mais pertinentes desta instituição que assume a sua história, sem esquecer os novos desafios do mundo global.

Visite website: 
www.fd.ulisboa.pt

DEGEIT supera metas propostas

O Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro revela índices de crescimento que o colocam num patamar de grande reconhecimento perante pares e parceiros institucionais.

Visite website: 
www.ua.pt

Uma Faculdade consciente do seu bom momento e dos desafios do futuro

Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) há consciência do caminho percorrido e do caminho que se quer trilhar. Uma Faculdade que busca constantemente progredir de forma equilibrada e sustentada.

Visite website: 
https://www.uc.pt/fpce

Matemática, uma ciência com múltiplas aplicações

O Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra é uma referência no ensino desta ciência em Portugal. A qualidade do corpo docente, das estruturas e equipamentos disponibilizados, a par da forte atividade de investigação desenvolvida têm captado a atenção de um crescente número de estudantes atentos às novas aplicabilidades da Matemática.

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Integrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) desenvolve as suas atividades de formação de futuros engenheiros em áreas do saber altamente sujeitas à inovação tecnológica e às prementes necessidades dos mercados. Esta formação é feita em estreita aliança com a investigação que se faz nas unidades de investigação existentes no DEEC.

Um novo ciclo, a referência de sempre

O novo presidente da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), André Sendin, enumera os grandes objetivos que espera ver cumpridos no decorrer dos próximos anos: desenvolver a investigação científica, dinamizar a internacionalização e reforçar o estatuto de um corpo docente fortemente ligado ao mercado de trabalho.

.

Visite website: 
https://www.escs.ipl.pt/