Perspetivas – Julho 2018

Abordagem multidisciplinar ao estudo do nosso Planeta

O Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é constituído por 40 professores doutorados
– entre vários convidados da indústria –, distribuídos por cinco áreas científicas: Arquitetura Paisagista, Ciências Agrárias, Ciências do Ambiente, Geologia, e Engenharia Geográfica.

ISCAC reafirma os seus objetivos de expansão internacional

Recentemente empossado presidente da Coimbra Business School - ISCAC, Pedro Costa assume um plano estratégico de continuidade com o realizado pela anterior presidência, da qual fez parte. Alicerçado nesse trabalho, surgem hoje novas condições que consentem o reforço da imagem da instituição a nível internacional.

Visite website: 
www.iscac.pt

 

Formar profissionais com competências práticas que interessam ao mercado de trabalho

O Instituto Superior de Tecnologias Avançadas - ISTEC é um estabelecimento de ensino superior politécnico, com instalações no Porto e em Lisboa, que tem como finalidade a promoção
do ensino de nível superior nas áreas das tecnologias. O seu diretor, José António Carriço, apresenta ao Perspetivas a atualidade da instituição e o posicionamento no panorama do ensino superior em Portugal.

Visite website: 
www.istec.pt

 

ISDOM na Marinha Grande com uma forte ligação ao meio empresarial

O Instituto Superior D. Dinis (ISDOM) apresenta na sua oferta formativa cursos com 100% de empregabilidade, como Engenharia da Produção Industrial e Design (Gráfico e Industrial). A procura por parte das empresas dos seus licenciados é motivo de orgulho para a instituição.

Visite website: 
www.isdom.pt

 

A competir pela mobilidade sustentável

Provando que o saber e o lazer podem unir-se em nome da sustentabilidade, os alunos do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico apresentam-se em competições internacionais com propostas de veículos eletrícos que prometem revolucionar o futuro.

A Universidade do Porto acolhe um expoente mundial da investigação em Matemática

O Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), com 76 anos de história, é um dos espaços de investigação que mais projeção alcança em termos nacionais. Acolhendo grandes nomes da Matemática internacional, ali produz-se conhecimento que rapidamente avança do Porto para o mundo.

Visite website: 
https://cmup.fc.up.pt

 

Investigar sob o imperativo da excelência

A desenvolver investigação científica no âmbito da Computer Science and Engineering desde 1998, o LASIGE pauta o seu trabalho científico pelos critérios de excelência que têm possibilitado não apenas o reconhecimento internacional dos seus colaboradores, como também a inovação na resposta aos principais desafios societais e da indústria.

Visite website: 

http://lasige.di.fc.ul.pt/

 

Estatística: investigar a ciência do Presente

Em entrevista ao suplemento Perspetivas, Lisete Sousa (coordenadora) e Tiago Marques (investigador e professor auxiliar convidado) apresentam o Centro de Estatística e Aplicações, sediado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, refletindo sobre a crescente importância desta ciência na formação e valorização dos indivíduos, quer para a sociedade quer para o tecido empresarial.

Visite website: 
www.ceaul.fc.ul.pt

 

Conhecimento ao serviço da comunidade

O Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEAplA) existe desde 2003, a partir de uma iniciativa conjunta da Universidade dos Açores e da Universidade da Madeira. Daí para cá, tem sido um indispensável motor do conhecimento das realidades destas respetivas regiões, nomeadamente em âmbitos como a economia, o turismo ou a sustentabilidade.

Estudar a natureza, em prol da sustentabilidade

Dividindo o seu âmbito em três grandes eixos – a agricultura e pecuária, a produção alimentar e a saúde, o clima e o ambiente – o Instituto de Investigação em Tecnologias Agrárias e do Ambiente tem procurado alcançar o reconhecimento mundial, através da internacionalização do seu trabalho científico.

Visite website: 

www.cita.angra.uac.pt

 

Conhecer, monitorizar e prevenir os fenómenos da natureza

Constituído em 2016, aquando da implementação da nova orgânica da Universidade dos Açores, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) é um organismo científico integrado na Universidade dos Açores, que se caracteriza por um âmbito de intervenção amplo e multidisciplinar, consubstanciado na prevenção e previsão de desastres, catástrofes e calamidades naturais.

Visite website: 
www.ivar.azores.gov.pt