Perspetivas – Julho 2018

Ensino e promoção da Geografia e Ordenamento do Território

Amplamente prestigiado em Portugal e no estrangeiro, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) desenvolve uma oferta formativa de excelência para o desenvolvimento de investigação científica e o avanço do conhecimento, à medida que acentua a sua presença na sociedade.

Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto: uma pós-graduação diferenciadora

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é uma instituição de excelência, sendo considerada uma referência nacional no ensino médico pré-graduado. Efetivamente notório é um processo de modernização e reforma, que se traduz na abertura de cursos, abrangendo a formação pós-graduada com recurso a novas tecnologias, que são o instrumento de trabalho da FMUP ONLINE.

Cruz Vermelha Portuguesa reforça a sua posição no Ensino Superior da Saúde no norte do país

A Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis (ESSNorteCVP) revela uma estratégia bastante concertada, assente no investimento crescente em novas tecnologias, na investigação, na internacionalização e, paralelamente, no reforço do ensino por via da simulação.

Escola da Cruz Vermelha de Chaves

Há muito ambicionada, a integração da Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, em Chaves, ao projeto Ensino Superior Cruz Vermelha Portuguesa (CPV) foi finalmente concretizado. Antiga propriedade da Associação Promotora do Ensino de Enfermagem de Chaves, este projeto com 25 Anos, renasce no seio da CPV.

Visite website: 
www.esecvpaltotamega.pt/

“Estudos criativos de vanguarda na área da Ciência e da Engenharia”

O Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi criado para dar apoio ao ensino da Física na Universidade estando especialmente dotado para o ensino da Física laboratorial.

Coimbra internacionaliza o ensino das áreas do Desporto

O atual plano estratégico proposto por José Pedro Ferreira, presidente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, baseia-se em quatro grandes linhas fundamentais: a reorganização interna, o reforço da qualidade pedagógica, a investigação e a internacionalização. Uma estratégia devidamente enquadrada com os objetivos globais da Universidade de Coimbra.

Visite website: 
www.fcdef.uc.pt

Entraste no Ensino Superior, mas precisas de concluir o 12º ano? O Externato Séneca tem a solução!

Seja em regime presencial, seja à distância, o Externato Séneca tem ajudado jovens de todo o país na conclusão de disciplinas do Ensino Secundário deixadas em atraso, mediante um só objetivo: permitir que estes alunos possam concluir esta etapa e concretizar, por fim, o seu sonho.

Visite website: 
www.externatoseneca.pt

Okeanos-UAc: investigar o Atlântico a partir dos Açores

João Gonçalves, diretor do centro de investigação Okeanos – Universidade dos Açores (UAc), apresenta a missão e os desafios de uma unidade de I&D única no panorama nacional e amplamente dedicada a diferentes domínios das Ciências do Mar.

Compreender a evolução do comportamento humano

Recentemente classificado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) tem estudado os processos de adaptação da nossa espécie ao longo do tempo. Em diálogo com o seu coordenador, Nuno Bicho, compreendemos a dinâmica de uma unidade de I&D em contínua internacionalização.

Visite website: 
https://www.icarehb.com/

Colocar a Ciência ao serviço da Inovação

Os investigadores Rui Guerra (coordenador do grupo de Sensores em Biologia) e Noélia Correia (coordenadora do grupo Networking & IoT) apresentam o Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT) e a multidisciplinaridade de que se reveste o seu crescente trabalho científico.

Visite website: 
https://www.ceot.ualg.pt/