Perspetivas – Junho 2018

ISMAI adequado à velocidade da mudança

O Instituto Universitário da Maia – ISMAI, desde o seu início, nos anos noventa, seguiu uma estratégia alinhada com a “terceira revolução industrial”, fortemente marcada por uma vaga de inovações tecnológicas, transversais e profundas.

Visite website: 
www.ismai.pt

www.ipmaia.pt

Ensino que se desenvolve
em parceria com a sociedade

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é composta por quatro departamentos – Gestão e Economia, Psicologia e Educação, Sociologia e Ciências do Desporto – que se tem evidenciado pela oferta de formações diferenciadas e de forte interesse regional e nacional.

A formação em saúde numa
relação crucial com o meio

Em ano de comemoração do seu 20º aniversário, a Faculdade de Ciências da Saúde  (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI) demonstra um grande dinamismo, em consonância com as melhores práticas pedagógicas, clínicas e científicas aplicadas a nível internacional.

Visite website: 
www.fcsaude.ubi.pt 

www.ubi.pt

Aliança entre a capacidade científica e pedagógica no ensino das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC), criada em 2008 pelos atuais Estatutos da UBI, teve a sua origem em 1989, ainda como Unidade Científico Pedagógica das Ciências Exatas, e agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento Centro de Matemáticas e Aplicações (CMA). O presidente, Prof. Doutor Paulo Almeida, faz-nos o retrato desta Escola.

Ensino laboratorial e prático revela elevadas taxas de empregabilidade

Ministrando um ensino diferenciador que beneficia das sinergias criadas com as restantes Faculdades da Universidade da Beira Interior (UBI), a Faculdade de Engenharia tem vindo a crescer quer no número de alunos, quer na investigação que produz. Em conversa com o presidente da instituição, o Prof. Doutor Sílvio Mariano, obtivemos o retrato atual do estudo das engenharias na UBI.

Visite website: 
www.ubi.pt/Cursos

Uma Escola Viva e Criativa

Na Covilhã vive-se um salutar ambiente universitário. Ali, o estudo das Artes e das Letras prolifera numa terra ávida de Cultura e fértil em criatividade. É neste universo que a Faculdade de Artes e Letras da UBI tem desempenhado um meritório papel, reconhecido dentro e fora de portas.

Cooperação com a Lusofonia:
Desígnio Nacional e ex-libris da Faculdade
de Direito da Universidade de Lisboa

Longe de se fechar sobre si, esta instituição de ensino superior tem realizado atividades de cooperação que, paralelamente à partilha de saberes e experiências, contribuem para o cimentar de uma valiosa ligação com outros países de língua portuguesa.

Visite website: 
www.fd.ulisboa.pt

Aposta no saber multidisciplinar, fundamental e aplicado

O Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aposta numa formação diferenciada, que encontra eco na multidisciplinaridade e excelência dos centros de investigação a ele associados.

Analisar os dados do presente para otimizar os resultados do futuro

Maria Eugénia Captivo (presidente), Isabel Fraga Alves e Marília Antunes (vice-presidentes) apresentam o único Departamento de Estatística e Investigação Operacional em Portugal, enfatizando a aplicabilidade de duas áreas cada vez mais valorizadas pelo tecido empresarial e pelas instituições de saúde.

A formar ativos para a Indústria do futuro

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Instituto Superior Técnico (IST) tem como missão assegurar a inovação e o progresso da sociedade do conhecimento, da cultura, da ciência e da tecnologia, num quadro de valores humanistas e de respeito pelos valores de liberdade académica e de independência.

Engenharia e Gestão, com inovação e multidisciplinaridade

O Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) do Instituto Superior Técnico (IST) foi fundado em 2001 como resultado do crescimento da Secção Autónoma em Engenharia e Gestão (fundada em 1986), tendo como objetivo criar e fortalecer a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (criada em 1990).

Ensino que responde aos novos desafios da sociedade

O Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Coimbra assume uma nova postura e visão sob a presidência de António Mário Velindro.

Visite website: 
https://www.isec.pt/

ESEnfC: uma emocionante formação em Enfermagem orientada para a responsabilidade social e para a globalização

Dia 18 de julho começa a corrida de muitos estudantes a um lugar no ensino superior e, com ela, também a procura dos cursos de Enfermagem.

Visite website: 
https://www.esenfc.pt/

Interdisciplinaridade e multiculturalidade caracterizam o Departamento de Química em Aveiro

A Universidade de Aveiro reconhecida pelo ambiente ímpar do seu campus, encontra aí ferramentas e oportunidades para o incremento da comunicação, da troca de experiências e de uma cultura interdisciplinar que se efetiva na relação gerada entre todas as suas unidades orgânicas.

Visite website: 
 www.ua.pt/dqua/

Entre na Onda do ISAG! Aposte num ensino de proximidade e no saber fazer

O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, também denominado de ISAG-European Business School (ISAG-EBS), é uma instituição de ensino superior politécnico particular criada em 1979 e localizada no Porto.

Visite website: 
http://www.isag.pt/

Matemática, uma ciência transversal com empregabilidade garantida

O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) tem um longo historial no ensino e na investigação desta ciência em Portugal. A formação inicial de professores foi uma das suas grandes missões, a par da formação genérica em Matemática. 

Visite website: 

http://www.fc.up.pt/dmat/

A investigação fundamental é crucial para criar tecnologia e inovação em Química

A Química é uma das ciências fundamentais que integram a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do Departamento de Química e Bioquímica (DQB). Mais que um espaço de ensino superior, ali a investigação e a transferência de conhecimento efetivam-se, diariamente, com o trabalho de discentes, docentes e investigadores.

Visite website: 
www.fc.up.pt/qui/

Na vanguarda da Informática nacional e além-fronteiras

O presidente do Departamento de Informática da FCT NOVA e diretor do NOVA LINCS, Luís Caires, apresenta a oferta formativa e alguns dos principais projetos de investigação associados àquela que corresponde, ainda hoje, a uma unidade pioneira e inovadora em torno desta área científica.

Divulgar a História da Ciência,
da Tecnologia e da Medicina em Portugal

O Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), criado em 2007, resultou da fusão de duas unidades de investigação — uma da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e outra na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Visite website: 
http://www.ciuhct.org/

Estudar, aplicar e potenciar a qualidade de vida

Englobando elementos dos Institutos Politécnicos de Santarém e de Leiria, o CIEQV é um centro de investigação financiado pela FCT que procura desenvolver e aplicar conhecimento nas áreas afetas à qualidade de vida, com o objetivo último de melhorar o dia-a-dia da população portuguesa – não apenas em casa, mas também no trabalho.