Perspetivas – Junho 2019

EAD: Ensino - Aprendizagem digital com aulas síncronas

O estudante de ensino superior tem hoje um perfil altamente tecnológico, já que desde cedo se habituou a lidar com o mundo digital. A tecnologia deixou de ser um mero entretenimento, passando cada vez mais a assumir um papel preponderante na forma como é experienciada a vivência diária dos jovens, em geral, e dos estudantes, em particular.

Visite website: 
www.ismai.pt

FCUP prepara futuro assente na excelência em ciência, investigação, tecnologia e inovação

Os destinos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão entregues a uma nova direção liderada pela Professora Doutora Cristina Freire. Com experiência na direção do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, a docente e investigadora avança com um projeto que tem como princípios orientadores a ciência e a interdisciplinaridade, a investigação e a coesão, a tecnologia e a inovação, a modernidade e as pessoas – elementos fundamentais para o sucesso do seu plano estratégico.

“A nossa maior riqueza são os nossos recursos humanos”

O Departamento de Química da Universidade de Aveiro é hoje uma referência na formação que ministra e atingiu uma produtividade e qualidade científicas reconhecidas nacional e internacionalmente. O programa da atual direção, aposta na consolidação da excelência da formação e investigação desenvolvida e no reforço da dimensão internacional da instituição a médio/longo prazo.

Visite website: 
http://www.ua.pt/dqua/

Inovação na formação de engenheiros civis

Com base na sustentabilidade e no crescimento gradual, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro tem dado cartas nas suas áreas de conhecimento. É no saber e na investigação científica produzida pelos seus docentes que o departamento inova na formação, lançando para mercado ativos altamente qualificados.

Visite website: 
http://www.ua.pt/dcivil/

Ciências Médicas: assegurar a empregabilidade com inovação

Preparar os estudantes para os desafios da Biomedicina, através de uma oferta formativa inovadora – eis a filosofia que tão bem define o Departamento de Ciências Médicas (DCM) da Universidade de Aveiro.

Uma década no ensino das Ciências da Vida

A história da Universidade de Coimbra é rejuvenescida pelo dinamismo e internacionalização de unidades orgânicas mais recentes que implementam um ensino que converge a comunidade escolar, a produção científica e a transferência de conhecimento.

Visite website: 
www.uc.pt/fctuc/dcv

O estudo das Línguas, Literaturas e Culturas no século XXI

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) é uma unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) que resultou da fusão dos Grupos de Estudos Clássicos, Românicos, Anglo-Americanos e Germanísticos, resultante da revisão estatutária de 2009. Com a reunião destes grupos, naquela que constitui a maior subunidade da FLUC, “visou-se criar condições para uma articulação mais coerente e produtiva entre setores que partilham pressupostos epistemológicos e objetos de ensino e investigação que, representando diferentes áreas linguísticas e contextos históricos diversos, são largamente comuns”.

Visite website: 
www.uc.pt/fluc

O ISEC está a revolucionar o ensino da engenharia em Portugal!

O presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), António Mário Velindro, apresenta os valores de uma instituição comprometida em formar, com inovação e excelência, os engenheiros do futuro.

Visite website: 
www.isec.pt

Reforçar a excelência do Instituto Politécnico de Santarém

Integrar as cinco Escolas Superiores na gestão do Instituto Politécnico de Santarém e promover laços ainda mais estreitos junto dos diversos agentes da comunidade regional e nacional. Assim se resumem as linhas-mestras que a nova direção da instituição – liderada pelo presidente José Mira Potes – assumiu a responsabilidade de concretizar, num esforço que se pretende diário.

Visite website: 
www.ipsantarem.pt

ISCAL aposta na inovação e  prepara-se para os desafios do futuro

Tradição, mérito e excelência são valores que norteiam o ISCAL, instituição reconhecida pela qualidade da sua formação, o que se reflete na plena inserção dos diplomados no mercado de trabalho. Antecipando os desafios do novo paradigma do ensino superior politécnico, o ISCAL alicerça a sua estratégia de inovação em plena sintonia com as necessidades da sociedade.

Visite website: 
www.iscal.ipl.pt

Reforçar o ensino e afirmar a investigação em Ciências da Saúde

A presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTESL), Anabela Graça, apresenta o cariz diferenciador de uma instituição apostada numa “formação de excelência” reforçada e consolidada na oferta de 2º ciclo e no seu compromisso com a investigação científica.

Visite website: 
www.estesl.ipl.pt

Formação de excelência para os desafios do Turismo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) é uma instituição de ensino superior politécnico que tem como objetivo a qualificação de alto nível e de excelência dos estudantes que a frequentam (nas áreas da restauração, da hotelaria, do lazer e do turismo), através da promoção, produção e difusão do conhecimento e da cultura, bem como da formação cultural, artística, tecnológica e científica.

Visite website: 
www.eshte.pt

Fomentar o papel da Eletroquímica, em Portugal e no mundo

A presidente da Sociedade Portuguesa de Electroquímica (SPE), Ana Lopes, reflete sobre o papel de uma instituição comprometida com o apoio ao ensino e à investigação de uma ciência essencial para a nossa sociedade e indústria, numa altura em que se celebra o Ano da Tabela Periódica.

Visite website: 
HTTP://ELECTROQUIMICA.PT/

Investigação científica aplicada à sociedade e à economia

O Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) é uma unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que se tem diferenciado pela aplicabilidade multidisciplinar evidenciada nos seus projetos científicos. Em conversa com o suplemento Perspetivas, alguns investigadores deram-nos a prova desse mesmo compromisso com a comunidade.

Visite website: 
www.cieqv.pt

A Universidade do Algarve acolhe XII CIBIA 2019

Portugal vai acolher o XII CIBIA 2019, sob a organização do Departamento de Engenharia Alimentar do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

Visite website: 
www.cibia-2019.org

CiTUR: investigação aplicada e partilha de conhecimento em Turismo

Organizado em seis Polos nacionais, o CiTUR desenvolve investigação aplicada em Turismo, num esforço para atender a um conjunto cada vez mais global de desafios. Em entrevista ao Perspetivas, a equipa de coordenadores enumera alguns projetos de investigação.

Concluir o Ensino Secundário para chegar mais longe

Vocacionado para quem deseja concluir o ciclo de estudos Básico ou Secundário numa instituição de excelência por módulos (presencialmente ou à distância), o Externato Séneca proporciona a solução necessária, com qualidade, adaptabilidade e inovação.

Visite website: 
www.externatoseneca.pt

EPACSB forma para a excelência e para a empregabilidade

No próximo dia 21 de junho a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento comemora 106 anos de existência. Comunidade escolar, encarregados de educação, empresas e representantes locais são convidados a visitar esta centenária Escola que muito tem contribuído para a dinamização da economia regional. O Perspetivas foi conhecer o plano educativo da EPACSB para o próximo ano letivo.

Visite website: 
www.epacsb.pt