Perspetivas – Maio 2018

Investigação que visa responder aos grandes desafios ambientais a nível global

As atividades de investigação e inovação (I&I) desenvolvidas pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) encontram-se perfeitamente alinhadas e enquadradas na Especialização Inteligente da Região Centro, na qual a Universidade de Aveiro (UA) está inserida.

Visite website: 
www.cesam.ua.pt

A investigação ao serviço dos ecossistemas e do bem-estar humano

É ao trabalho dos investigadores que devemos muito do conhecimento alcançado, da sua evolução e da melhoria dos sistemas e processos. Na Universidade do Minho (UMinho) tem sede o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), cujo plano estratégico assenta na investigação, na formação avançada e na ligação à sociedade. A diretora do CBMA, Fernanda Cássio, abriu-nos as portas deste espaço onde a Ciência vive.

Visite website: 
www.cbma.bio.uminho.pt

“Sem investigação fundamental não existe investigação aplicada”

O Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tem intervenção no ensino dos mestrados integrados em Engenharia Química, Bioengenharia e Engenharia do Ambiente, revelando índices de investigação surpreendentes.

Visite website: 
www.sigarra.up.pt/feup

UTAD reforça a sua posição no ensino da saúde

Vivendo dias de prosperidade e reconhecimento, a Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro planeia a abertura de novas formações que prometem responder às reais necessidades da sociedade.

Visite website: 
www.utad.pt/ess

O estudo das Ciências da Vida e do Ambiente na UTAD

Uma Escola que trabalha em prol do desenvolvimento sustentado e de uma vida saudável, numa relação de grande dinâmica e valor para todos.

Visite website: 
www.utad.pt/ecva

Na vanguarda do ensino e da investigação em Química

Inserido na mais antiga instituição de ensino superior em Portugal, o Departamento de Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra alimenta e renova a tradição ao ter sido o berço da Química em Portugal. Até 1911, ano da criação das Universidades de Lisboa e do Porto, foi a única instituição de ensino superior a debruçar-se sobre o ensino e investigação em Química.

Visite website: 
www.uc.pt/fctuc/dquimica

Matemática, uma linguagem universal

O estudo da Matemática foi fortemente impulsionado na Universidade de Coimbra por via da Reforma Educacional Pombalina. Enfrentando diversas alterações, foi na década de 70 do século passado com a criação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que o Departamento de Matemática encontrou o atual enquadramento.

Visite website: 
 www.xxx

Interpretar e intervir numa Terra em mudança

Olhando o nosso planeta sob um ponto de vista cientificamente transversal, o DEGGE proporciona uma oferta formativa que alia três importantes eixos: o ensino, a investigação de novos saberes e a sua ligação ao tecido empresarial.

Resposta aos novos desafios da Comunicação

Em entrevista ao Perspetivas, o presidente da Escola Superior de Comunicação Social, Jorge Veríssimo, apresenta o leque de Mestrados e Pós-Graduações que a instituição oferece, esclarecendo-nos sobre os aspetos que contribuem para a sua diferenciação.

Visite website: 
www.escs.ipl.pt

Pioneirismo e excelência no ensino da Saúde

Assumindo-se como uma incontornável referência no ensino nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão aposta numa estratégia formativa e num leque de parcerias que levam os futuros profissionais cada vez mais longe.

Visite website: 
www.essa.pt