Perspetivas – Maio 2019

Promover a Biologia, uma ciência em nome da sustentabilidade

O bastonário da Ordem dos Biólogos, José Matos, reflete sobre o papel de uma classe profissional cujo contributo se revela cada vez mais decisivo para o bem-estar das nossas sociedades. Por outro lado, e através de iniciativas como as Olimpíadas Portuguesas de Biologia, evidencia-se a corajosa aposta deste organismo em formar os grandes cientistas de amanhã.

Visite website: 
http://ordembiologos.pt/

Investigação científica em Direito

O ensino do Direito, como de qualquer ciência, assenta na investigação, e na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa a investigação científica tem sido considerada essencial, tanto para docentes como para estudantes.

Visite website: 
http://www.fd.ulisboa.pt/

Cientistas portugueses galardoados em Inglaterra

A Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra acolhe um dos mais reputados grupos de investigação mundiais na área da Química-Física Molecular. Os avanços alcançados em importantes áreas ligadas à saúde e ao desenvolvimento de novos fármacos tem granjeado o reconhecimento dos investigadores portugueses.

Visite website: 
http://www.ci.uc.pt/qfm

CERIS (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability)

O CERIS é uma unidade de investigação registada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da área científica de Engenharia Civil. A sua instituição de acolhimento é o Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, não obstante albergar investigadores de outras instituições do Ensino Superior nacional.

UBI avança com criação de Escola Doutoral

O Instituto Coordenador de Investigação (ICI) é uma unidade orgânica da Universidade da Beira Interior cuja ação “transversal e integradora” visa gerar as mais avançadas condições para a confluência das atividades de investigação e do ensino doutoral.

Visite website: 
http://www.ubi.pt/

FAL: «Estudar entre os melhores!»

Num tempo de asfixias que afetam de forma vincada o ensino público em Portugal, a Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI), presidida por José Maria Silva Rosa, resiste, renova-se e prepara, no presente, emissários para o futuro.

UBI reforça a sua posição no ensino da Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior tem construído um caminho de afirmação enquanto instituição de ensino superior dedicada às áreas da Saúde.

FCSH-UBI renova-se num ambiente de concertação com o mercado

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior avança com novos projetos que estreitam a relação da Escola com o setor empresarial.

UTAD aposta em novas áreas da Saúde

No próximo ano letivo a oferta formativa da ESS-UTAD será alargada numa atitude proativa e antecipatória face às previsíveis necessidades de futuro na área da saúde.

Visite website: 
www.utad.pt/ess

UTAD acolhe laboratório internacional

As Ciências Agrárias atingem na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) um patamar de excelência e são referência internacional.

Visite website: 
http://www.utad.pt/ecav

Ciência de Computadores: formação de futuro

O Departamento de Ciência de Computadores tem por missão assegurar um programa de excelência no ensino, na investigação e serviços à comunidade na área de Ciência de Computadores.

Visite website: 
https://www.dcc.fc.up.pt

Ensino ajustado às exigências do futuro

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vive tempos de mudança. Assumindo o seu papel histórico no ensino da enfermagem em Portugal, avança com um novo plano estratégico que visa formar enfermeiros para as novas exigências do futuro.

Visite website: 
http://www.esenfc.pt/

ISCAL, 260 anos de ensino

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa destaca-se no panorama nacional e internacional pela sua importância histórica e pelo seu contínuo percurso de inovação e atualização do ensino nas áreas das Ciências Empresariais.

Visite website: 
http://www.iscal.ipl.pt/

Escola Superior de Comunicação Social reforça rede de parceiros

Referência no ensino da Comunicação em múltiplas vertentes, a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) cresce em plena sintonia com as necessidades do mercado.

Visite website: 
http://www.escs.ipl.pt/

Na liderança do ensino IB em Portugal

A funcionar há quase dez anos como uma IB World School, a OIS – Oeiras International School, ASFL arranca, no próximo ano letivo, com o IB Primary Years Programme (IB-PYP) em inglês – um ciclo de estudos que permitirá, desde os 6 anos, o acesso dos alunos a uma metodologia de aprendizagem que os PREPARARÁ para os grandes desafios do futuro.

Uma escola inclusiva que torna sonhos em realidade

A Escola Profissional Infante D. Henrique tem a nobre missão de trabalhar com uma população jovem, que procura formação em hotelaria e restauração, oriunda de diferentes lugares, de diferentes contextos. Alunos, professores e direção ultrapassam dificuldades e apresentam atividades meritórias, formando jovens qualificados que surpreendem o mercado de trabalho. .

Visite website: 
http://www.epidh.pt/