Perspetivas – Novembro 2018

Química fundamental e aplicada, de Coimbra para o mundo

Internacional, dinâmico e há muito reconhecido pela sua política de excelência, o Centro de Química de Coimbra tem conciliado um impressionante corpo de trabalho científico de natureza fundamental com a materialização de projetos de investigação cuja aplicabilidade se tem refletido no registo de patentes e na criação de spin-offs.

Visite website: 
www.uc.pt

Estudar o passado para compreender o presente

Vítor Matos apresenta o Grupo de Populações e Culturas do Passado do CIAS, elucidando sobre a importância de conhecermos os hábitos de vida e as doenças que afetaram os nossos antepassados. A apoiar esta demanda, existe um inacreditável espólio de material osteológico que faz de Coimbra uma paragem obrigatória para investigadores internacionais.

Visite website: 
www.uc.pt

Saber e inovação transdisciplinar

Pedro Sebastião (presidente), Alberto Ferro e Pedro Sacramento (membros da comissão
executiva) apresentam o CeFEMA, uma unidade de investigação no universo da Física e da
Ciência dos Materiais, comprometida com o desenvolvimento de trabalhos científicos não
apenas de natureza aplicada, mas também fundamental, tendo em vista a inovação e a
amplificação do conhecimento mundial em torno destes mesmos domínios.

Um centro de investigação único a nível nacional

O CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente é um centro de investigação transdisciplinar com duas instituições de acolhimento – o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A presidente do centro, Maria João Pereira, expõe o vasto trabalho científico desenvolvido nesta unidade.

Visite website: 
www.cerena.ist.utl.pt

Dinamizar o estudo da Terra

Heterogénea por natureza, a investigação científica dinamizada pelo Instituto de Ciências da Terra – Polo de Évora tem vindo a materializar-se através de uma extenso leque de projetos, financiados por entidades portuguesas e internacionais.

Visite website: 
www.ict.org.pt

Promover a Biodiversidade dos Açores

Do Arquipélago para o mundo, o Grupo da Biodiversidade dos Açores
(GBA-cE3c) tem vindo a notabilizar-se pelos seus projetos de investigação científica, lutando também pela promoção de uma maior educação ambiental.

Visite website: 
www.gba.uac.pt