Perspetivas – Novembro 2018

Neste Dia Mundial da Diabetes foco é a Família

Visite website: 
www.spd.pt

Diagnosticar, compreender e tratar a Retinopatia Diabética

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Diabetes. O Grupo de Estudos da Retina (GER) celebra a data refletindo sobre um problema de saúde pública que envolve centenas de milhares de pessoas em idade ativa: as lesões oculares da diabetes, a Retinopatia Diabética (RD). No que concerne ao seu rastreio, a posição do GER é perentória: deve ser feito no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), por técnicos de diagnóstico e terapêutica (ortoptistas) devidamente treinados para tal e não por optometristas.

Visite website: 
www.ger-portugal.com

Centro de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina nos Açores

Visite website: 
www.hdes.pt

Bigode Azul, o símbolo de uma causa que diz respeito a todos

Em novembro, o bigode azul é um símbolo presente em várias campanhas nacionais e
internacionais. Em novembro milhares de homens deixam crescer o bigode. Sabe qual o mote
deste movimento? A Associação Portuguesa de Urologia dá-lhe a resposta e lança o repto.

Visite website: 
www.apurologia.pt

15º Congresso Nacional Oncologia:
Conduzir o Progresso, Estabelecer Prioridades

Um ano volvido desde a comemoração do 35º aniversário da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), falamos com Paulo Cortes, presidente da sociedade no biénio 2018/2019. Dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos seus antecessores, aprofundando aqueles que são considerados como projetos de sucesso são algumas das suas prioridades. Já este mês a SPO organiza o 15º Congresso Nacional Oncologia.

Visite website: 
www.sponcologia.pt

28º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia

A cidade do Porto abre as portas ao 28º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Os trabalhos vão decorrer nos dias 22 e 23 de novembro, sendo esperados cerca de 300 congressistas. Alexandre Duarte, presidente da comissão organizadora, faz a antevisão deste evento.

Visite website: 
www.spcoloprocto.org

Promover a Coloproctologia

Em conversa com o suplemento Perspetivas, Pedro Correia da Silva, presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), reflete sobre o papel que o organismo tem assumido em Portugal e no estrangeiro.

Visite website: 
www.spcoloprocto.org

Cruzada permanente contra a Anemia

Em defesa da saúde pública o Anemia Working Group Portugal (AWGP), na figura do seu
presidente, António Robalo Nunes, alerta para a subvalorização da Anemia, uma condição que
atinge milhares de portugueses.

Visite website: 
www.awgp.pt

Balanço do 16 º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase

O 16 º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase e 8º Reunião do Fórum Hematológico do Norte com o patrocínio cientifico do Serviço de Hematologia Clinica do CHP-H de Santo António teve lugar no Porto nos dias 18 e 19 de outubro. Presentes estiveram cerca de 230 especialistas, nomeadamente, hematologistas, imunohemoterapeutas e técnicos ligados às doenças da coagulação.

Optimal Nutritional Care Across Europe: Fair Access & Shared Decision Making

18 Countries, One Mission – Sintra, Portugal, November 12 and 13

Visite website: 
www.apnep.pt

Única entidade nacional que forma terapeutas familiares

A Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar é a casa onde se aprende, cresce, descobre e onde se acolhe com gosto o diferente. É a casa aberta a todos os Terapeutas Familiares e Interventores Sistémicos que participam e colaboram para fortalecer e engrandecer a SPTF como uma grande Escola.

Visite website: 
www.sptf.pt

Melanoma: Revisão científica do estado da Arte

O Intergrupo Português do Melanoma é uma organização constituída por investigadores e médicos de diferentes especialidades, interessados em desenvolver trabalho interdisciplinar nesta área. No passado mês de outubro, especialidades como a oncologia médica, a anatomia patológica, a cirurgia, a dermatologia e a radio-oncologia encontraram-se no 6º Simpósio Nacional do Melanoma.

Visite website: 
www.ipm.pt

Excelência médica e abertura ao exterior: a nova era do Hospital de São Francisco do Porto

O Hospital de São Francisco do Porto atravessa por estes dias um ambicioso processo de modernização, com vista a recolocar-se na vanguarda dos cuidados médicos de excelência a nível internacional. Depois de ter inaugurado este ano o novo Piso das Clínicas Dr. Elísio Alves Pimenta (CEAP), o Hospital projeta novas intervenções na sua estrutura, visando uma maior abertura ao exterior e uma maior proximidade a clientes, prestadores e colaboradores.

Visite website: 
www.ordemsaofrancisco.pt

Simbiose entre a tecnologia e a humanização de processos

Num espaço arquitetado para que cada pessoa seja recebida com tranquilidade, os tempos de espera são minimizados numa atitude de total respeito para com o paciente.

Visite website: 
www.clinica-t.pt