Perspetivas – Outubro 2017

A nutrição artificial no domicílio: Um passo importante para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal

“Todos têm o direito à proteção na saúde e o dever de a defender
e promover.” – (artigo 64° da Constituição da República Portuguesa) “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio.” – Hipócrates (460-377 a.C.)

Visite website: 
www.apnep.pt

Outubro apresenta
o Dia Mundial
da Anestesiologia

No mês em que a especialidade de Anestesiologia e o valor dos seus especialistas é realçado, a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia prepara-se para encetar diversas atividades que merecem o nosso destaque.

Visite website: 
www.spanestesiologia.pt

Congresso da APU investe
na atualização do saber da especialidade no universo lusófono

O Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Urologia teve lugar nos passados dias 22, 23 e 24 de setembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, acolhendo os maiores nomes da Urologia em Portugal.

Visite website:
www.apurologia.pt

Tiróide, uma glândula de suprema importância no funcionamento regular e equilibrado do corpo humano

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo agrega diversos grupos de estudo que focam a sua investigação em áreas específicas da especialidade. Nesta edição do Perspetivas, apresentamos-lhe o Grupo de Estudos da Tiróide, criado em 1998.

Visite website:
www.spedm.org

A saúde mental diz
respeito a todos

No mês de comemoração do 55o aniversário do Hospital de Magalhães Lemos, o Dr. António Leuschner, presidente do Conselho de Administração da instituição, concedeu ao Perspetivas uma entrevista de fundo: analisando o passado, revelou a sua visão sobre o futuro das instituições de saúde mental em Portugal, nomeadamente do Hospital a que preside.

Visite website: 
www.hmlemos.min-saude.pt

40 anos do Serviço de Gastroenterologia do IPO-Porto

Apontando o foco no doente, a equipa do Serviço de Gastroenterologia do Instituto Português de Oncologia do Porto tem vindo a diferenciar-se pelas práticas inovadoras, alcançando uma posição que merece o reconhecimento nacional e internacional.

Visite website: 
www.ipoporto.pt

Pneumologia uma especialidade que respira inovação científica

Em conversa com o Prof. Dr. Agostinho Marques, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ), no Porto, abordámos a realidade do Serviço que dirige, aprofundado duas grandes patologias com distintos graus de prioridade: o Cancro e a Apneia do Sono.

Neurocirurgia, um campo em permanente evolução

Nesta edição do Perspetivas, estivemos à conversa com o Prof. Dr. Marcos Barbosa, diretor do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que nos apresentou o Serviço que representa assim como a evolução da sua especialidade.

Visite website:
www.chuc.min-saude.pt

Dor crónica vertebral:
Uma nova abordagem da dor

A PainCARE é uma clínica que contribuiu para mudar a forma como a dor crónica tem sido observada e tratada em Portugal. O seu fundador, Armando Barbosa, fala-nos sobre o projeto, antecipando também a sua internacionalização.

Visite website: 
www.paincare.pt

“Alergias alimentares são
um caso emergente
na sociedade atual”

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças alérgicas ocupam o quarto lugar das doenças crónicas que mais afetam a população. Em entrevista, a especialista em Imunoalergologia Helena Simões faz um especial alerta para as alergias alimentares que afetam 17 milhões de pessoas no continente europeu.

Cancro da próstata:
um diagnóstico

O urologista Reis Santos fala sobre os diferentes meios de diagnóstico e opções terapêuticas em torno da doença.

Visite website:
www.uroclinica.pt

Fisioterapia de
alta competição

Mais do que um espaço de Fisioterapia, a Clinisete é o local que ajuda os atletas de alta competição a sagrarem-se vencedores, através de uma filosofia de acompanhamento marcada pela diferenciação.

Visite website:
www.clinisete.pt