Perspetivas – Outubro 2018

Quatro décadas de conhecimento interdisciplinar

Coordenado atualmente por Armando J. L. Pombeiro, o Centro de Química Estrutural corresponde a um organismo seminal em Portugal no que à disseminação de conhecimento e inovação diz respeito, mediante uma filosofia de investigação científica interdisciplinar que procura a aplicabilidade dos seus resultados e o estabelecimento de fortes parcerias além-fronteiras.

Saúde e Tecnologia ao serviço do bem-estar

Inserido no contexto do Instituto Politécnico de Lisboa, o H&TRC é um centro de investigação preocupado com a produção de um conhecimento que se pretende transversal e com impacto direto no dia-a-dia de todos nós.

Instituto de Ciências da Terra aposta no conhecimento aplicado

O ICT surgiu em 2015 no âmbito de um novo conceito nacional de unidade de investigação multidisciplinar na área das Ciências da Terra, com o objetivo de estudar a Terra como um sistema integrado, combinando competências disciplinares e organizando equipas de base multidisciplinar. Estivemos no polo do Porto do ICT em diálogo com Fernando Noronha e Deolinda Flores.

Visite website: 
www.fc.up.pt

INVALUE e TheRoute: investigação ao serviço da inovação

Sempre focado no desenvolvimento das mais inovadoras e eficientes soluções, o Grupo de Investigação em Sistemas Inteligentes em Engenharia e Computação para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto (ISEP-P.Porto) apresenta-nos dois interessantes projetos de natureza multidisciplinar.

Visite website: 
www.gecad.isep.ipp.pt

Investigação centrada na dinâmica das cidades

O Centro de Investigação em Território, Transportes e Ambiente (CITTA) agrega dois polos, situados no Porto e em Coimbra, cuja ação complementar visa produzir investigação centrada nas questões relativas ao planeamento do território, aos transportes e aos assuntos relacionados com a qualidade do ambiente.

Visite website: 
www.citta.fe.up.pt

Investigar, sintetizar e disseminar ciência

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é líder na formação de enfermeiros, desde a preparação para o início da profissão até à formação ao longo da vida e no aprofundamento e diferenciação das competências dos enfermeiros em diferentes áreas de especialidade.

Visite website: 
www.esenfc.pt

Os nossos organismos não estão adaptados, do ponto de visto biológico e cultural, para viverem em cidades

Sob o ponto de vista da Antropologia, para conseguirmos compreender alguns problemas das populações humanas é importante ter uma perspetiva holística e transdisciplinar dos seus determinantes bioculturais. Junto da Prof. Cristina Padez, fomos conhecer o trabalho realizado no CIAS.

Visite website: 
www.fc.uc.pt

Referência mundial na investigação de incêndios florestais

Prevenir que acontecimentos trágicos como os fogos de 2017 se repitam é a missão do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), organização pioneira na investigação e publicação de diretrizes internacionais nesta matéria.

Visite website: 
www.adai.pt

Formação e investigação que respondem ao novo paradigma da indústria

O ISEC aposta num plano estratégico arrojado onde a ligação entre a Escola, a investigação e o tecido empresarial são fatores fundamentais para a formação de profissionais confiantes e preparados para os novos desafios do mercado de trabalho. Nesta edição apresentamos um conjunto de projetos de investigação sob a chancela do ISEC.

Visite website: 
www.isec.pt

ISAG: formação especializada para a nova geração de profissionais

Preparar os alunos para as exigências do mercado no presente e no futuro são as linhas basilares do Plano Estratégico do Instituto Superior de Administração e Gestão, também designado ISAG – European Business School (ISAG – EBS). Consciente das mudanças e exigências do mercado de trabalho atual, o ISAG – EBS assenta a sua oferta no Ensino 4.0.

Visite website: 
www.isag.pt