Perspetivas – Outubro 2018

Coimbra recebe as 22as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes

Todos os anos, no mês de novembro, Coimbra é palco de debate sobre a Endocrinologia e a Diabetes, num certame que reúne profissionais de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna e de Endocrinologia.

Pneumologia: um quarto de século em crescendo

Foi há 25 anos que Agostinho Marques assumiu a direção do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de São João. Em conversa com o suplemento Perspetivas, o influente médico e professor catedrático recorda os principais avanços que se fizeram sentir na especialidade, apontando também alguns desafios que se colocam à profissão.

Aprendizagem e partilha de experiências na Cardiologia

Decorreu, entre 26 e 28 de setembro, no Hospital Garcia de Orta e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o evento South Side of the Heart 2018. Reunindo enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e profissionais de diversas especialidades médicas, a reunião científica proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos e experiências em torno de alguns dos mais prementes temas da Cardiologia.

Visite website: 
www.ssheart.pt

As doenças do sangue vão estar em debate no Porto

Com organização do Fórum Hematológico do Norte, a cidade Invicta vai receber o 16º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostase. Perto de completar 40 anos de existência, esta bienal vai contar com a presença habitual de reputadas figuras nacionais e internacionais, sendo um dos temas fortes em debate a Hemofilia em Portugal e no mundo.

Na defesa da educação e da ciência

A direção da Associação Portuguesa de Urologia (APU) acertou, desde logo, um conjunto de ideias que as suas sucessoras entenderam ser meritórias de continuidade e melhoria constante, intensificando e enaltecendo as ações já bem-sucedidas. É com este espírito que o atual presidente da APU, Luís Abranches Monteiro, abraça este cargo, sendo herdeiro de uma direção que entende ter sido “muito bem aceite por todos os sócios”, não deixando contudo de apresentar as suas sugestões no sentido de aprimorar a dinâmica da associação.

Visite website: 
www.apurologia.pt

23 anos a promover os Cuidados Paliativos

Fundada no Instituto Português de Oncologia do Porto em 1995, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) agrega profissionais de distintas áreas – como prestadores diretos de cuidados, investigadores ou académicos – com forte interesse em desenvolver os Cuidados Paliativos em Portugal.

Visite website: 
www.apcp.com.pt

Faz sentido que em pleno século XXI os doentes não tenham direito a um suporte nutricional adequado?

A campanha ONCA (Optimal Nutritional Care for All) tem como objetivo final que todo o doente que está desnutrido ou em risco nutricional seja sistematicamente rastreado e tenha um acesso a cuidados nutricionais de elevada qualidade e num sistema de equidade. Segundo registos europeus estima-se que 5 a 15% dos cidadãos europeus que vivem na comunidade, 40% dos doentes admitidos no hospital e 60% dos residentes em lares estão desnutridos ou em risco de desnutrição.

Visite website: 
www.apnep.pt

Inovação e empatia ao serviço do seu sorriso

Aliando uma filosofia de acompanhamento humano e adaptado a cada paciente com uma aposta nas mais recentes técnicas de tratamento, a Clínica T tem vindo a diferenciar-se, no âmbito da Medicina Dentária, pela qualidade da experiência que proporciona.

Visite website: 
www.clinica-t.pt

Um espaço onde a medicina dentária evolui por força da concretização dos sonhos

O Instituto Dentário Alto Amoreiras revela-se um espaço particular pela abordagem altamente personalizada que emprega a todos os casos clínicos. Sem limites ou restrições todos os processos são acompanhados por uma equipa de profissionais altamente especializada e apoiada por meios tecnológicos de topo.

Visite website: 
www.idaa.pt

Novos horizontes na Medicina Dentária

Acreditando que a Medicina Dentária jamais poderá ser entendida enquanto realidade dissociada do restante corpo humano, Luís Redinha tem procurado contribuir para a descoberta de novos horizontes em torno da saúde oral, salientando como certos dispositivos de oclusão poderão influir no rendimento desportivo..

Visite website: 
www.luisredinha.pt

Implantologia uma técnica milenar

O estudo e a investigação em medicina dentária são denominadores comuns a todos os profissionais que integram a Clínica de Medicina Dentária Dr. Sérgio Azevedo, localizada no Porto. São duas as gerações que, na atualidade, abraçam este projeto. Apresentamos de seguida a visão de Sérgio Azevedo, filho, médico dentista e especialista em implantologia e cirurgia sobre a evolução da implantologia.

Visite website: 
www.drsergioazevedo.pt

A uma grande equipa médica alia-se a cardiologia mais avançada

Na Clínica Gago Leiria, todos os caminhos passam por médicos especialistas do coração e vão dar à cardiologia mais avançada. .

Visite website: 
www.gagoleiria.pt