Perspetivas – Outubro 2019

A referência cimeira no Ensino da Medicina Veterinária

Criada em 1830, a Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa preserva uma vasta tradição formativa e científica neste domínio. Um legado que, sendo mais do que apenas isso, inspira a sua adaptação aos desafios atuais e futuros e a sua relação com a sociedade em seu redor.

Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade

O Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, (CERNAS) é a única Unidade de Investigação e Desenvolvimento, avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sediada na Região Centro, que possui como objetivo o desenvolvimento do Mundo Rural e do Sector Agroalimentar e Florestal.

Visite website:
www.cernas.org

Criar, Desenvolver e Potenciar

É possível criar conhecimento científico de referência e contribuir para o desenvolvimento do país? No Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), uma equipa de 75 membros dedica-se diariamente a responder a esta questão. O seu coordenador, Albano Cavaleiro, dá-nos a conhecer a atualidade e a importância desta unidade, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) como Excelente.

Visite website: 
http://www.uc.pt/en/iii/research_centers/CEMMPRE

Valorizar a investigação em Química em Portugal

Reconhecido como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Centro de Química de Coimbra (CQC) viu reforçada a sua importância nos domínios da investigação em química fundamental e aplicada. Com um impressionante número de patentes, várias spin-offs e um grupo de investigadores altamente qualificados, esta é uma organização multidisciplinar, internacional e dinâmica.

Visite website: 
https://www.uc.pt/fctuc/dquimica/Investigacao/CQC

Um mergulho no MARE – Conhecimento, Rigor, Respeito e Sustentabilidade

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é a casa de 516 investigadores que aí trabalham diariamente. O que são os microplásticos? Por que razão há lixo marinho incrustado nas rochas? Que organismos exóticos existem em Portugal? Quais os efeitos do aquecimento global nos ecossistemas aquáticos? Qual o comportamento migratório dos peixes? São algumas das perguntas a que tentam dar resposta. E para quê? Para continuar a ser uma instituição líder no domínio científico e na inovação ao serviço do desenvolvimento económico e social, que se foca na implementação de políticas públicas e diretivas europeias, soluções para os desafios das sociedades atuais - um MARE para o futuro.

Visite website: 
https://www.uc.pt/innovation/centros_investigacao_uc/ciencias_naturais_e_do_ambiente/MARE

O contributo do CIAS para o conhecimento das populações humanas pretéritas

Três sessões integram a comemoração dos 25 anos do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS). A primeira, no dia 18 de outubro, começou com a palestra “Ancient Mycobacterium leprae genomics: How ancient DNA can help deciphering leprosy’s past”, proferida por Verena Schuenemann (University of Zurich), seguindo-se apresentações de quatro investigadores do CIAS. As próximas sessões estão agendadas para 7 e 15 de novembro de 2019.

Visite website: 
http://cias.uc.pt/