Perspetivas - Maio 2017

Portugal organiza o maior Congresso Europeu de Endocrinologia

Em 2017 a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetes recebe o Congresso Europeu de Endocrinologia “o que constitui uma honra para a SPEDM, para os endocrinologistas portugueses, para a Medicina Portuguesa e para Portugal

Visitar website: www.spedm.org

“Uma boa Justiça só existe se se fundamentar numa boa Ciência”

Qualquer área das Ciências Forenses tem como propósito a aplicação de conhecimentos e metodologias científicas na resolução de questões jurídicas e de problemas para os indivíduos e para a sociedade. Sobre este vasto campo, falámos com o Prof. Dr. Duarte Nuno Vieira, atual presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal

Visitar Website: www.eclm.info  

O maior congresso a nível nacional surge repleto de inovações

Decorreu no final do passado mês de abril o Congresso Português de Cardiologia que reuniu cerca de 2600 congressistas. Mário Oliveira, presidente da Comissão Organizadora, revela ao Perspetivas as dinâmicas vividas neste amplo fórum de debate centrado nas patologias afetas ao coração. Para além do teor científico, a edição CPC2017 integrou uma relevante componente cultural.

Visitar website: www.spc.pt 

Promover a excelência no tratamento das patologias vasculares

A Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV), presidida por José Daniel Menezes, tem revelado uma dinâmica progressiva na representação da especialidade a nível nacional e internacional, através de atividades científicas e formativas em várias áreas, designadamente na doença do Pé Diabético.

Visitar website: www.spacv.org

Um olhar aprofundado sobre a Gastrenterologia portuguesa

Sob o lema “Inovar, Formar, para melhor cuidar”, a Semana Digestiva representa o principal congresso científico nacional na área da Gastrenterologia, proporciona um amplo fórum de discussão sobre as doenças do aparelho digestivo. A edição deste ano decorre de 7 a 10 de junho no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira.

Visitar website: www.spg.pt / www.semanadigestiva.pt

A investigação científica e clínica no diagnóstico e tratamento do cancro do pâncreas

O Grupo de Investigação do Cancro Digestivo foi criado em 1988 com o principal objetivo de promover a investigação e a promoção das boas práticas nas patologias oncológicas do tubo digestivo. Como uma das principais causas de morte a nível mundial, o cancro do pâncreas será o tema central do 2nd Porto Precision Oncology Meeting, que decorre no dia 19 de maio no IPATIMUP.

Visitar website: www.gicd.pt

A Cardiologia numa discussão de elevado nível científico

O “Cardiology GaiaMeeting 2017” decorreu nos passados dias 31 de março e 1 de abril, reunindo mais de 380 participantes, num espaço privilegiado da cidade Invicta, a Alfândega do Porto, um dos melhores centros de congressos da Europa.

Visitar website: http://cardiologiadegaia.pt

A Cardiologia numa discussão de elevado nível científico

“A Medicina Geral e Familiar tem um papel fundamental no diagnóstico dos problemas cardiovasculares”

Visitar website: www.cardiologiahg.net

Serviço de Medicina Intensiva – a “Tenda dos Milagres”? Claro que não!

Qual o papel do intensivista na dinâmica hospitalar? Realidade longe dos olhos da maioria de nós, procuramos junto do Prof. Dr. Jorge Pimentel, através da sua vasta experiência e visão assertiva, uma contextualização do trabalho da Medicina Intensiva.

Visitar website: www.chuc.min-saude.pt

Serviço de Urgência Polivalente com Centro de Trauma

Com o intuito de perceber a realidade do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E), o Perspetivas encetou um profícuo diálogo com a Dra. Fátima Lima, assistente graduada sénior de Anestesiologia, e diretora do Serviço de Urgência Geral e da Unidade de Emergência Médica do CHVNG/E, desde março de 2014.

Visitar website: www.chvng.pt

“Há modas alimentares que prejudicam”

“Há modas alimentares que prejudicam”

Isabel do Carmo é endocrinologista e uma das principais especialistas nacionais em comportamento alimentar. Parte da sua intervenção pública tem estado relacionada com o combate ao que diz serem “mitos e falsas ideias” que se popularizam no âmbito da nutrição.

Visitar website: www.isabeldocarmo.pt

Obesidade, um problema civilizacional, que urge travar

Epidemia que se manifesta nas sociedades mais evoluídas, a obesidade afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nos casos mais graves, atinge contornos que só a cirurgia consegue combater. Para perceber melhor as técnicas utilizadas na atualidade e conhecer o perfil do candidato a cirurgia, fomos falar com o Prof. Dr. Gil Faria que, ao longo da sua carreira, já participou em cerca de 300 intervenções cirúrgicas desta índole.

Visitar website: http://www.cirurgiametabolica.pt

“O tratamento endovascular alterou o paradigma do tratamento do aneurisma da aorta”

O cirurgião vascular, em virtude da sua formação cirúrgica convencional e endovascular e experiência consolidada no tratamento do Aneurisma da Aorta Abdominal, unifica o tratamento da doença aneurismática. Augusto Ministro revela ao Perspetivas em que consiste esta patologia vascular.

Visitar website: www.cirurgiavascular-am.pt 

O crescente desafio do farmacêutico hospitalar em Oncologia

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) comemorou os seus 25 anos em 2015 e tem desde a sua génese como missão promover a formação, o desenvolvimento e a atualização das competências técnicas e científicas de todos os Farmacêuticos Hospitalares.

Visitar website: www.apfh.pt/

A reflexão dos valores éticos e humanísticos nos cuidados de saúde

O conflito de valores presente na sociedade urge um conjunto de questões reflexivas. A Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS) promove a sintonia dos valores essenciais da profissão com o intuito de preservar as boas práticas nos cuidados de saúde.

Visitar website: www.aceps.pt 

Ao serviço dos enfermeiros

A Associação Portuguesa de Enfermeiros (APE) está a pouco tempo de completar meio século de existência. Um período ao longo do qual tem primado pelo contributo para a dignificação da classe, pela melhoria da qualidade da prestação de cuidados e pela colaboração com outras entidades nacionais e internacionais.

Visitar website: www.apenfermeiros.pt

Terapêuticas não convencionais Razões do desenvolvimento e regulamentação em Portugal

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, Portugal passou por um período conturbado com grande instabilidade social e política, pois estava a iniciar um período de desenvolvimento político-social, começando a haver liberdade de expressão, de manifestação, de reunião e de associação, que difundiram propostas e ideias novas para a concretização da democracia em Portugal.

Visitar website: www.ibs.edu.pt