Perspetivas - Setembro 2017

Novas estratégias, a mesma dedicação

Com a missão de prestar cuidados de saúde com elevados padrões de qualidade e segurança, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho vive um momento de mudanças, assentes na forte aposta da gestão, formação e certificação das suas estruturas e profissionais de saúde. Qualidade, confiança e inovação são os conceitos-chave que impulsionam este novo rumo.

Visitar website: www.chvng.pt

A Enfermagem no contexto Insular

A propósito do Congresso Insular de Enfermagem Açores-Madeira, encetámos um profícuo diálogo com o presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Luís Furtado, que nos descreveu a realidade da prática de enfermagem nos Açores e as principais reivindicações da Secção Regional, temas que serão alvo de reflexão, em outubro, no Congresso a decorrer em Ponta Delgada.

Na defesa dos medicamentos genéricos e biossimilares

Consciente da importância da adoção de produtos genéricos e biossimilares para o bem-estar do utente e para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, a APOGEN não se tem poupado a esforços para alterar mentalidades e erigir novos paradigmas.

Visitar website: www.apogen.pt

Urologia, a sua complexidade e evolução

A Associação Portuguesa de Urologia (APU) é das mais antigas associações de especialidade em Portugal. No mês da realização do seu Congresso, estivemos em diálogo com o seu presidente, o destacado urologista Arnaldo Figueiredo.

Visitar website: www.apurologia.pt

Mais formação, mais divulgação, melhor saber

O novo presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé, Paulo Felicíssimo, elenca os objetivos do organismo para os próximos anos, à medida que nos dá a conhecer a evolução a que esta área tem assistido.

Visitar website: www.spmcp.pt

Resposta assertiva à patologia do joelho

O Dr. Armando Pires é ortopedista, subespecializado no joelho, e coordena o Centro do Joelho do grupo Sanfil. Um espaço onde toda a patologia do joelho é tratada de forma diferenciada.

Visitar website: www.sanfil.pt

“É na trincheira da consulta e do bloco que a nossa atividade se centra”

José Vilarinho, ortopedista de formação, fez toda a carreira académica na Escola do Hospital de Santo António – Centro Hospitalar do Porto. Desde muito cedo enveredou pela área da cirurgia e patologia da coluna vertebral, tendo trabalhado na Unidade Vertebro Medular do CHP. Neste momento, é responsável pela área de Ortopedia do Trofa Saúde Hospital em Alfena, funções que acumula, desde há dois anos, com a direção clínica do Hospital.

Visitar website: www.trofasaude.com

Cuidados de Saúde Integrados

O Grupo Integrado de Gestão de Acidentes (G.I.G.A.) foi criado em 2011 como unidade de prestação de serviços médicos na área da Traumatologia, especialmente dedicado aos acidentes de trabalho e desportivos.

Visitar website: http://clinicagiga.pt

SPCRE procura travar acidentes em Portugal por via de más práticas

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética tem já um histórico de cinco décadas de existência. À semelhança de outras sociedades médicas nasce com o objetivo de estreitar laços de confraternização entre os cirurgiões plásticos. fomentando o estudo e a valorização da especialidade...

Visitar website:  http://www.spcpre.org.pt

A especificidade no tratamento do doente queimado

Localizado na cidade do Porto, o Hospital da Prelada teve a sua génese em 1988. Alcançando uma posição de referência nacional na esfera dos cuidados de saúde, esta unidade da Misericórdia do Porto foi pioneira na prática de várias técnicas, detendo, durante mais de duas décadas, a única Unidade de Queimados da região norte.

Visitar website: http://www.scmp.pt/pt-pt/

A Cirurgia Estética sob o ponto de vista do especialista

Atraído pela área cirúrgica, o Dr. António Conde optou por abraçar a especialidade de Cirurgia Plástica pelo desafio que uma área ainda embrionária no contexto nacional lhe apresentava, fugindo assim ao classicismo da cirurgia geral. Os primeiros meses de contacto com a especialidade, validaram esta escolha que hoje manuseia com verdadeira paixão.

Visitar website: www.antonioconde.net

“A cirurgia estética quando corre mal pode ser devastadora”

Em prol da defesa da especialidade, Luís Azevedo aborda a importância e a necessidade de todos os procedimentos cirúrgicos reconstrutivos e estéticos serem executados por cirurgiões plásticos, os verdadeiros detentores de uma vasta formação especializada e de uma filosofia única de saber perante uma cirurgia de remodelação.

Visitar website: http://luis-azevedo.pt

Coração no Centro

Aprofundar e partilhar conhecimentos é uma rotina fundamental no desenvolvimento dos profissionais de saúde, por forma a prestarem um maior e melhor cuidado aos doentes. A Cardiologia é uma das especialidades que maior evolução tem apresentado nas últimas décadas. Assim, nos próximos dias 13 e 14 de outubro, o Serviço de Cardiologia A do CHUC apresenta o debate sobre “As Doenças Cardiovasculares 2017 - O Estado da Arte”.

Um palco de debate, reflexão e conhecimento

Entre 24 e 27 de outubro, Ponta Delgada recebe o XV Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores, bem como as XVI Jornadas de Diabetologia. O presidente da comissão organizadora, Rui César, apresenta-nos o evento e reflete sobre a urgência destas mesmas temáticas.

Visitar website: www.endodiabnut.org