Perspetivas - Abril 2017

Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia – SPNR

A SPNR foi criada em 1990 por um núcleo de fundadores que incluíram os pioneiros da Neurorradiologia de Lisboa, Coimbra e Porto.

Visitar website: http://www.spnr.org/

AVC: A implementação da  trombectomia mecânica na Madeira

A trombectomia mecânica, inovadora técnica no tratamento do AVC, já chegou à Madeira pelas mãos de Tiago Rodrigues e José Franco, os únicos neurorradiologistas da ilha. A disponibilização desta técnica por parte do SESARAM veio colmatar uma grave lacuna na capacidade de resposta às necessidades da população.

Visitar website: http://www.sesaram.pt/

Anestesiologia em debate pluridisciplinar

Decorreu no passado mês de março o Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. O Perspetivas falou com a sua presidente, a Dra. Rosário Órfão, que nos apresentou as principais temáticas abordadas num espaço de debate centrado na Inovação, tecnológica e de conceitos.

25 anos a estudar a autoimunidade em Portugal

O NEDAI estabelece como uma das prioridades do seu programa de ação, o reconhecimento efetivo
da dimensão do envolvimento dos internistas portugueses no tratamento dos doentes com patologias
autoimunes. António Marinho, coordenador nacional, narra a evolução do núcleo ao longo dos 25 anos
e revela os desafios que perspetivam o futuro desta área.

Visitar website: http://www.nedai.org/

O desenvolvimento das sociedades só depende do bem-estar das crianças

A Associação Pediátrica Santarém e Médio-Tejo é um exemplo de união fora dos grandes Centros. Já nos dias 25 e 26 de maio vão ter lugar, em Santarém, as II Jornadas de Pediatria Santarém e MédioTejo "Do recém-nascido ao adolescente – o que importa saber".

Desde o primeiro dia de vida ao serviço do coração

O Perspetivas busca na sua missão informativa dar voz a projetos que revelam a excelência da prática em múltiplas áreas. No caso da Saúde, apresentamos-lhe a GFS — Serviços Médicos do Coração, que desde a sua constituição, em 1997, se apresenta uma referência no diagnóstico e tratamento das doenças do coração, no Centro do país.

Visitar website: http://www.gfscoracao.pt/

Formação e reconhecimento da Enfermagem Perioperatória enquanto especialidade clínica

Fundada em 1986, a Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) é uma organização que tem como objetivo promover a melhoria dos cuidados de saúde no âmbito do bloco operatório (BO), ao mesmo tempo que organiza e promove formação profissional nessa área de cuidados.

O pioneiro percurso de mudança na Enfermagem de Coimbra

António Marques, diretor de Enfermagem do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, implementou um extenso e pormenorizado plano estratégico que revolucionou o paradigma profissional dos enfermeiros desta unidade hospitalar, que se traduz num elevado nível de consecução dos objetivos propostos e dos ganhos obtidos.

57 anos do Serviço de Medicina Intensiva em Coimbra

A Medicina Intensiva (ou Reanimação como era inicialmente conhecida) é “uma disciplina que, graças a métodos apropriados de investigação, vigilância clínica e tratamento, permite assegurar o suporte das funções vitais, cuja falência ameaça a curto prazo a vida do doente e de que podemos esperar a reversibilidade”. (Maurice Rapin).

Inegável mérito científico reconhecido em todo o mundo

O percurso profissional de Hélder Pereira é um caso sério de sucesso e reconhecimento internacional na área de Ortopedia e Traumatologia Desportiva, particularmente no que concerne a patologias afetas ao joelho e ao tornozelo. Clínico nato e investigador por excelência, o cirurgião português tem desenvolvido diversas pesquisas científicas premiadas, sem descurar o exercício de funções no Sistema Nacional de Saúde. 

Tratamento holístico do indivíduo num ambiente diferenciador

A Lenitudes Medical Center & Research é um espaço de saúde que cuida tendo em contas as diferentes dimensões da pessoa, muito para além da patologia apresentada, num ambiente leve, distinto, adaptado e de proximidade. 

XIX Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica

Realizou-se no porto a 27 e 28 de Março de 2017, o XIX Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica.

Perspetivas - Março 2017
GENT - Grupo de Estudos de Nutrição Para Todos

A malnutrição engloba alterações nutricionais como o excesso de peso, a obesidade e a subnutrição denominada de desnutrição. A desnutrição é um problema normalmente associado a países em desenvolvimento, no entanto está muito presente em todos os países ditos desenvolvidos, na Europa e nomeadamente em Portugal.

Visitar website: www.apnep.pt

Não deixe a diabetes entrar na sua vida

Sabia que Portugal apresenta um dos mais altos índices de diabetes na Europa e cujo tratamento absorve 10% da despesa anual para a saúde? Esta é uma doença em crescendo, cuja ação da Sociedade Portuguesa de Diabetologia pretende travar.

Visitar website: http://www.spd.pt
A excelência da atividade clínica nasce da partilha e da união de esforços
O Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai receber nos próximos dias 31 de março e 1 de abril o “Cardiology GaiaMeeting”. Um espaço de discussão envolvendo uma vasta equipa de médicos portugueses e estrangeiros, apresentado pelos profissionais do Serviço de Cardiologia do CHVNG/E, assente na temática da Doença Cardíaca Estrutural e Arritmologia.
CPC2017: O coração da Cardiologia em Portugal
Sob o lema "Olhar o Coração: Conhecimento, Inovação e Arte", o Congresso Português de Cardiologia é o ponto de encontro por excelência de todos os profissionais envolvidos nesta área, que proporciona um amplo fórum de discussão dos problemas cardiovasculares e de apresentação das últimas novidades no diagnóstico e tratamento das patologias do foro cardiovascular. A edição deste ano decorre de 22 a 25 de abril no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados.
O impacto do tratamento das feridas em Portuga
Nos dias 3 e 4 de março, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, realizou-se o 8º Fórum de discussão sobre feridas, organizado pela ELCOS-Sociedade Portuguesa de Feridas. Kátia Furtado, presidente desta sociedade científica, expôs ao Perspetivas o impacto do tema «feridas» em Portugal.
AEOP: 10 anos a contribuir para a evolução da Enfermagem Oncológica em Portugal
Na comemoração do 10º aniversário da Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), falamos com a presidente, Elisabete Valério, com o intuito de perceber a filosofia inerente à ação desta associação e o seu papel perante a comunidade.
Visitar website: http://www.aeop.pt/
5º Congresso Global de Investigação Qualitativa em Saúde e 14ª Conferência Internacional de Investigação em Enfermagem
A Associação Portuguesa de Enfermeiros vai organizar estes dois eventos, entre os dias 8 e 12 de maio de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. “A investigação qualitativa em saúde. Uma força para a mudança” e “A translação do conhecimento em enfermagem. Uma força para a mudança na prática clínica” são os lemas dos dois encontros, respetivamente.

Vanguarda científica e tecnológica da Cardiologia de Intervenção no Algarve

Em maio de 2001, José Baptista aceitou o desafio de coordenar a primeira Unidade de Cardiologia de Intervenção na região Sul, no Hospital Particular do Algarve, que assume desde o primeiro dia uma aposta na inovação científica e tecnológica e na prática pioneira das técnicas mais modernas no tratamento de doenças cardiovasculares.

Um Serviço unido e empenhado na melhoria contínua da qualidade assistencial, do ensino e da investigação clínica 
O Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Prof. Doutor Ignácio Salcedo, do Hospital de Santo António - Centro Hospitalar e Universitário do Porto, criado em 1953, é o mais antigo do país. Desde a sua criação pelo fundador que deu o seu nome a este Serviço, tem-se adaptado à evolução rápida do conhecimento científico, ao aumento avassalador da prevalência de certas patologias endócrino-metabólicas e às mudanças estruturais inerentes aos processos de fusão que deram origem ao atual Centro Hospitalar.
Visitar website: http://www.chporto.pt/
Congresso Internacional de Cuidados Intensivos e Unidades Intermédias atrai milhares de profissionais de saúde
Decorreu nos dias 20 e 21 do passado mês de fevereiro, nas salas do cinema NOS Norteshopping, em Matosinhos, o IV Congresso Internacional de Cuidados Intensivos e Unidades Intermédias do Centro Hospital do Porto e o XIX Congresso do Arco IberoAtlântico.
Visitar website: http://www.asci.org.pt
Doença Renal Crónica no contexto português
Em conversa com o Dr. Fernando Macário, diretor médico nacional da Diaverum e coordenador do gabinete da doença renal crónica da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, procuramos fazer um enquadramento sobre a doença renal crónica (DRC) em Portugal.
CLÍNICA DELILLE: Medicina Dentária por especialidades
Francisco Delille é o impulsionador da Clínica Delille com sede na cidade de Coimbra. No decurso da sua atividade clínica, o nosso interlocutor foi-se dedicando progressivamente às áreas de reabilitação oral, cirurgia oral e implantologia, áreas que exerce em exclusividade. Atualmente, dedica-se com particular interesse à cirurgia de regeneração óssea em implantologia e ministra cursos nesta área cirúrgica.
A referência da Cardiologia Clínica no Algarve
A clínica Gago Leiria tem como objetivo primordial disponibilizar na região do Algarve serviços na área da Cardiologia de acordo com os mais elevados padrões de qualidade. Destaca-se na área de consultas bem como na realização de exames em Cardiologia.
Visitar website: http://www.gagoleiria.pt/

Perspetivas - Fevereiro 2017

GEDII coloca Portugal na linha da frente do debate e investigação da DII

O Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) tem marcado um percurso ímpar em Portugal enquanto orgão impulsionador de formação e investigação no foro da Doença Inflamatória Intestinal (DII). A recente Reunião Anual com reconhecimento nacional e internacional apresentou novas visões e avanços no âmbito da DII.

Visitar website: www.gedii.pt
Na vanguarda da investigação das doenças metabólicas
A Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas, estabelecida em 2002, resulta de uma multiplicidade de esforços feitos, ao longo de várias décadas, por um grupo de médicos e investigadores, nas diversas vertentes envolvidas no diagnóstico, tratamento e seguimento dos doentes com patologia no âmbito dos Erros Hereditários do Metabolismo (EHM). Surge pela real necessidade da existência de um espaço de diálogo e de troca de experiências entre pares. Assim, dando continuidade aos seus objectivos têm-se vindo a desenvolver iniciativas, com especial destaque para as ações direcionadas para a formação e incentivo à investigação.
Visitar website: www.spdm.org.pt
Portugal aceite como membro do projeto ONCA, da aliança europeia de nutrição para a saúde
A participação como membro de pleno direito no projeto ONCA é uma conquista recente da APNEP, um projeto Europeu que visa otimizar o suporte nutricional a ser fornecido a todos os doentes.
Visitar website: www.apnep.pt
O pulsar de um Perfusionista
O desempenho da Associação Portuguesa de Perfusionistas visa a promoção da especialidade no seio da comunidade, através do escrutínio daquela que é a verdadeira função de um Perfusionista e da sua importância no decorrer do ato cirúrgico.
Visitar website: www.app.org.pt
25 anos de atividade do Serviço de Microbiologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto
A Microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os microrganismos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) responsáveis pelas infeções. O diagnóstico etiológico destas é da responsabilidade dos laboratórios de Microbiologia integrados nos Serviços de Patologia Clínica.
Visitar website: www.chporto.pt
55 anos do Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral de Santo António
Em 1952, associado ao aparecimento da epidemia de Poliomielite em Copenhaga, iniciaram-se novas práticas de suporte vital, nomeadamente o aparecimento de ventilação com pressão positiva, tendo começado a crescer na Europa o conceito de que os doentes graves não deveriam estar espalhados por todo o Hospital, mas sim agrupados e sujeitos a uma vigilância e a um tratamento mais "intensivo" – nasce assim o conceito de um ramo da Medicina, que agora é conhecido por todos como Medicina Intensiva.
Visitar website: www.asci.org.pt
Ação pioneira no tratamento da doença endócrina
O Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital Geral de Santo António (CHUP-HGSA) prima pelo vanguardismo na assistência ao doente com patologia endócrina.
Visitar website: www.chporto.pt
A doença alérgica carece de uma resposta rápida e assertiva
O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar do Porto (CHP) desenvolve a sua atividade assistencial em dois polos: o Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), na vertente pediátrica, e no Hospital Geral de Santo António, no foro do adulto.
Visitar website: www.chporto.pt
HSEIT: Hospital com séculos de história
Nesta edição do Perspetivas apresentamos-lhe o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e a importância na prestação de cuidados de saúde no universo da Região Autónoma dos Açores. A capacidade interna e a relação com os hospitais do Continente são fatores que merecem a nossa atenção.
Visitar website: www.hseit.pt
22ª Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar
A 22ª edição das Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar irá realizar-se nos dias 24 e 25 de março no Algarve. O centro de congressos Fórum D. Pedro, em Vilamoura, vai acolher um evento composto por um programa que abrange temáticas atuais, através da participação de representantes das múltiplas áreas abordadas.
Visitar website: www.prismedica.pt