Perspetivas – Setembro 2018

Departamento de Engenharia Química da FEUP

O sucesso da investigação desenvolvida no Departamento de Engenharia Química da FEUP.

Visite website: 
www.up.pt

30 anos de ensino da arquitetura em Coimbra

Criado no seio da Universidade de Coimbra, o Departamento de Arquitetura afirma-se como uma “escola ativa e reconhecida” quer no âmbito pedagógico como científico.

Visite website: 
www.uc.pt

ADAI responde a questões de interesse público à escala global

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) é uma estrutura ímpar a nível nacional que foca a sua ação em assuntos de interesse global, granjeando reconhecimento por parte da comunidade científica internacional. Junto do Professor Xavier Viegas, recolhemos os dados que nos permitem agora revelar a importância do trabalho desenvolvido por estes investigadores em diferentes áreas do saber aplicado.

Visite website: 
www.adai.pt

Investigação ao serviço da inovação

Dedicando-se à investigação científica em torno da Engenharia Mecânica, dos Materiais e domínios afins, o CEMMPRE procura a efetiva transição do seu conhecimento multidisciplinar para um mundo empresarial à procura de competitividade e inovação.

Visite website: 
www.uc.pt

MAREFOZ elemento ativo no desenvolvimento económico

O diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o Prof. João Carlos Marques, fala-nos de um dos projetos mais recentes do MARE, o Laboratório MAREFOZ, organicamente ligado ao polo do MARE da Universidade de Coimbra, que procura aliar o trabalho de investigação ao apoio das forças locais e do tecido empresarial, contribuindo para a transferência de conhecimento e inovação em atividades produtivas, assim como para o desenvolvimento de projetos de interesse público..

Visite website: 
www.uc.pt

IFIMUP revela novo plano estratégico com vista a um trabalho de maior impacto internacional

Em cerca de três décadas de existência, o Instituto de Física de Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP), sediado na Faculdade de Ciências, conquistou grande reputação nas suas áreas de estudo. Em 2018, o instituto prepara-se para centrar a sua investigação na física da matéria condensada e nos materiais com oportunidade de aplicação tecnológica, assumindo a designação de Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica.

Visite website: 
www.up.pt

CITTA: Investigação inter e pluridisciplinar

Produzir investigação centrada nas questões relativas ao planeamento do território, aos transportes e aos assuntos relacionados com a qualidade do ambiente é o foco do Centro de Investigação, Território, Transportes e Ambiente (CITTA). Paulo Pinho, presidente da direção, apresenta ao Perspetivas a dinâmica deste espaço gerador de um conhecimento, maioritariamente, aplicado.

Visite website: 
www.up.pt

Um mundo por descobrir abaixo da linha do mar

Outrora país de descobridores Portugal encontrou no mar a chave para a sua expansão e afirmação enquanto nação. Séculos volvidos, vivemos longe dessa realidade, desaproveitando as potencialidades que este valioso recurso pode acrescentar a um país pequeno e repleto de assimetrias. No Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) uma vasta equipa de investigadores procura potenciar as mais-valias do oceano, colocando-as ao serviço da sociedade, sempre numa relação de grande harmonia e respeito pelo meio ambiente.

Visite website: 
www.ciimar.up.pt

Investigação aplicada à comunidade

Falar no Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) é fazer referência a um organismo científico, constituído por elementos dos Institutos Politécnicos de Santarém e de Leiria, determinado em garantir que o conhecimento por si desenvolvido possa encontrar eco no bem-estar da nossa população.